Em 03 de novembro de 1975, doze empresas que atuavam no setor de base florestal de Santa Catarina fundaram a Associação Catarinense de Reflorestadores. O corporativismo tinha como um dos objetivos aprimorar técnicas de produção de madeira para abastecer a indústria catarinense.

Empresas sócias fundadoras 03/11/1975:
01 – Agro Florestal Olsen S/A
02 – Comfloresta
03 – Embrasca
04 – Flobasa
05 – Madeireira Brasil Pinho
06 – Olinkraft
07 – Papel e Celulose Catarinense
08 – Reflorestadora Scherer
09 – Reflorsul
10 – Rigesa S/A
11 – Santa Ursula Florestal
12 – Seiva Florestas S/A

Primeira Diretoria:
Presidente: Luiz Carlos Meinert
1º Vice-presidente – Paulo Gilberto Ramos
2º Vice-presidente – Amilcar Scherer
3º Vice-presidente – Jaime Hemkemaier Oening,
4º Vice-presidente – Edmundo Gardolinski
5º Vice-presidente – Hildo José Battistella

Conselho Fiscal
1º Fernando A. Ribeiro
2º Romario Martins
3º Geraldo São Clemente
Suplente Conselho Fiscal
1º Edmir Célio Martinhego
2º João Carlos Neves

Ao longo destes 42 anos a função da associação viveu momentos diferentes. Passou pela busca de conhecimento técnico para melhoria em técnicas de plantio, prevenção e combate à pragas, luta por melhores condições de mercado e representatividade institucional.
Atualmente, com sede em Lages (SC), a ACR congrega 35 das maiores e mais importantes empresas do segmento de base florestal que atuam em Santa Catarina.
Nosso estado destaca-se na produção de toras de madeira (principalmente de pinus), que são utilizadas nos setores de papel e celulose, móveis, chapas de madeira reconstituída (MDF, MDP, BP e outras), madeira serrada e biomassa. A produção sustentada de madeira em tora em Santa Catarina é de 24 milhões de toneladas/ano. Estima-se um estoque de 213 milhões de toneladas de madeira em tora.
O setor de base florestal catarinense representa 33% da balança comercial e 40% do volume de produtos exportados pelo estado. É o 4º maior gerador de divisas (R$ 1,63 bilhão), ocupa a 2º posição no PIB de Santa Catarina e gera em torno de 90 mil empregos.
As empresas associadas à ACR são responsáveis por mais de 300 mil hectares de florestas plantadas e por aproximadamente 450 mil hectares de área protegida.

Veja fotos da história da ACR: http://www.acr.org.br/imagens.php?id=39

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.