Aconteceu nesta terça-feira (26), em Rio Negrinho (SC), o curso de Combate à Formiga Cortadeira, promovido pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR). O treinamento também teve o apoio da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne) e das empresas Renova e Mobasa, associadas à ACR.

O engenheiro agrônomo, doutor em Ciências Biológicas e pesquisador da Epagri, Wilson Reis Filho, que ministrou o conteúdo, conta que a experiencia foi muito rica, pois a maioria dos participantes são profissionais que convivem diretamente com o problema, no manejo de florestas plantadas. “Também foi uma oportunidade para atualizar os interessados em relação aos últimos resultados de nossas pesquisas relativas ao combate de formigas cortadeiras”, conta ele.

Depois da parte teórica, que aconteceu durante a manhã, na sede da Acirne, a turma foi a campo. O conteúdo foi apresentado em uma área da associada Renova. “Foi possível demonstrar o controle na prática. Em um dos ninhos, encontramos uma rainha de formiga cortadeira”, conta o engenheiro agrônomo. O fato contribuiu para avaliar o comportamento dos insetos.

O pesquisador lembra que está no site da Embrapa o documento “Recomendações para o controle químico de formigas cortadeiras em plantios de Pinus e Eucalyptus”, disponível gratuitamente para download através do link: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128965/1/CT-354-WilsonReis.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.