Após lançar um livro artístico fotográfico intitulado “Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas”, a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) e a produtora cultural Simples Assim chamaram representantes da academia e mercado para uma discussão virtual sobre os aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais da atividade de cultivo de acácia-negra, eucalipto e pinus no estado do Rio Grande do Sul.

O webinar Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas, acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro, às 14h, em lives na rede social da Ageflor (FB.com/FlorestaRS), com mediação da assessora técnica, Engenheira Florestal Margô Guadalupe Antônio. Cada evento terá duração de aproximadamente uma hora. A atividade é gratuita e não tem necessidade de inscrição prévia.

A programação tem em seu primeiro dia, 23/11, o foco na eucaliptocultura no Rio Grande do Sul. Na data, estarão juntos na conversa o professor doutor Jorge Antonio Farias, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, e o produtor florestal Claudio Renck Obino, engenheiro agrônomo, sócio-gerente da consultoria PlanetWood.

No segundo dia, 24/11, o tema é a acacicultura e participam o professor doutor Dilson Antonio Bisognin, titular do Departamento de Fitotecnia e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, e o diretor do Grupo Seta e presidente do Conselho Deliberativo da Ageflor, Diogo Carlos Leuck.

Já no último dia, 25/11, estão na pauta os cultivos gaúchos de Pínus. Os especialistas convidados são: o professor doutor Rafaelo Balbinot, do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria – Campus de Frederico Westphalen, e o gestor florestal da Madem S/A e vice-presidente Adjunto da Ageflor, engenheiro florestal Daniel Chies.

O webinar Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas, é apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo – Governo Federal – Pátria Amada Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, numa realização da Ageflor e da produtora cultural Simples Assim, com planejamento cultural da Kunst Empresa de Cultura.

O projeto conta com Patrocínio Master da CMPC Brasil e Patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas, Navegação Aliança e Grupo Seta.

LIVRO

O livro Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas é uma produção artística sobre as paisagens e as florestas plantadas gaúchas em seus mais diversos aspectos, com fotos de Mateus Portal e textos de Álvaro Bueno.

Para a produção das imagens que compõem a obra, o fotógrafo estudou o universo da atividade florestal. Nas saídas de campo, Mateus voltou seu olhar minuciosamente para as diversas atividades envolvidas, da produção de mudas à colheita das árvores. Com sensibilidade, deu foco também ao papel das pessoas nesses processos e para a harmonia dos plantios com o ambiente natural.

Os textos no início de cada capítulo complementam o passeio pelas paisagens gaúchas de regiões com árvores cultivadas, trazendo informações sobre a história e dados sobre a presença das florestas plantadas de acácia, eucalipto e pinus. Destacam ainda os usos dos produtos oriundos desses plantios comerciais e contribuições do setor para a sustentabilidade socioambiental.

A obra está disponível para aquisição no valor de R$ 50,00 por meio de solicitação no site www.ageflor.com.br/riquezascultivadas ou e-mail riquezascultivadas@ageflor.com.br. O valor será revertido para ações socioambientais relacionadas ao setor.

Com informações da Ageflor

Foto: Mateus Portal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.