Em 03 de novembro de 1975 foi fundada a associação que na época congregou um grupo de 12 empresas de base florestal em Santa Catarina. Inicialmente, a Associação Catarinense de Reflorestadores (ACR) tinha intenção de buscar o fortalecimento do setor a partir do associativismo. Ao longo do tempo a essência não mudou, porém a associação incorporou novas funções e atualmente a Associação Catarinense de Empresas Florestais é a instituição que representa o setor de base florestal no estado de Santa Catarina, nas mais diversas relações interinstitucionais.

Hoje são 42 empresas que têm área plantada ou que atuam de alguma forma, oferecendo produtos e serviços para a silvicultura catarinense, e que fazem parte do quadro associativo da ACR.

“Estamos em uma nova era, mais rápida, mais imediata, que exige muito de nós”, lembra o atual presidente da ACR, Alex Wellington dos Santos. Para o engenheiro florestal, a responsabilidade da associação é muito grande. “Temos alguns pilares para esta gestão: inovação, rentabilidade nas pequenas propriedades, integração de práticas socioambientais, expansão com maior produtividade, experimentos de novas espécies. Sempre buscado o fortalecimento do nosso setor”, reforça o presidente.

Mapa Logístico-Florestal de Santa Catarina

Seguido estas premissas, a ACR contratou um estudo que utilizou imagens de satélites para mapear todo o estado e levantar as áreas com florestas plantadas em Santa Catarina. O resultado foi publicado no último Anuário Estatístico de Base Florestal de Santa Catarina. De acordo com o levantamento feito pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-CAV) a área total com florestas plantadas no estado é de 828,9 mil hectares. Desta totalidade 553,6 mil hectares (67%) são área com Pinus; e 275,3 mil hectares (cerca de 33%) estão ocupados com Eucalyptus.

Hoje, em comemoração aos 45 anos da associação, a ACR lança o Mapa Logístico-Florestal de Santa Catarina. O documento cruzou as informações dos maciços florestais com a logística de transporte e torres de monitoramento instaladas em território catarinense.

“Nossa intenção é dar ferramentas para facilitar as estratégias e planos de empresas que têm o setor florestal como principal negócio em Santa Catarina. Isso também faz parte do nosso trabalho, que é apresentar como o estado de Santa Catarina está organizado e pronto para receber investimentos através do setor florestal”, comenta o presidente da ACR. “Nesta data especial, quando comemoramos os 45 anos da associação, quero parabenizar toda a equipe da ACR e as empresas associadas, por contribuírem tanto com o nosso setor”, conclui ele.

Para baixar o Mapa Logístico-Florestal de Santa Catarina em alta resolução basta acessar o link abaixo e fazer o download.

Link para o Mapa: https://acr.org.br/uploads/biblioteca/mapa-logistico-florestal-2020.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *