O governador Eduardo Pinho Moreira recebeu, na manhã desta quarta-feira, 12, no gabinete do Centro Administrativo, representantes da WestRock para conhecer o projeto de ampliação da unidade instalada no município de Três Barras, com investimentos previstos de US$ 345 milhões. A equipe veio agradecer o apoio do Governo do Estado, desde o início das conversas, há mais de dois anos. Uma agenda aberta entre os investidores e o Governo possibilitou a celeridade de encaminhamentos e liberação de licenças ambientais para a execução do projeto de ampliação.
“Investimentos são sempre bem vindos e, mais uma vez Santa Catarina mostrou que é um ambiente favorável aos negócios, com segurança jurídica, transparência e absoluto apoio às iniciativas que vêm trazer emprego, renda e desenvolvimento econômico”, enfatizou o governador Eduardo Pinho Moreira.
De acordo com o projeto de expansão, a empresa deverá se tornar a maior de Santa Catarina na produção de papel. A produção diária passará para quase duas mil toneladas de papel absorvendo cerca de oito mil toneladas de madeira. O novo pátio contará com a mais moderna tecnologia em nível mundial, novas caldeiras e instalação de um terceiro turbo gerador com capacidade equivalente a utilizada para abastecer uma cidade de 350 mil habitantes.
A WestRock iniciou os investimentos em Santa Catarina em 1956 com a compra do terreno em Três Barras. Em 1974 a fábrica começou ser construída para atuar na produção de bobinas de papel. Além do município no Planalto Norte de Santa Catarina, a empresa tem uma unidade em Blumenau, desde 1978. Em todo o mundo, a WestRock tem 50 mil funcionários com um faturamento anual de aproximadamente US$ 20 bilhões.
Representantes da empresa garantiram que a agilidade nas conversas com o Governo e o apoio técnico para a execução do projeto foram decisivos para que a matriz americana autorizasse a expansão em Santa Catarina. O bom relacionamento com informações e orientações foi construído por meio da Agência de Promoção de Investimentos em Santa Catarina, a Investe SC, que busca ser um canal único de atendimento ao investidor.
Em 2018, a Investe SC concluiu a atração de investimentos de pelo menos nove grandes empresas. Além da WestRock, em Três Barras, estão a Kellogg Company, em São Lourenço do Oeste, o Centro de Pesquisa e Inovação da Engie, em Florianópolis, o Grupo Pasquini, e a importação de veículos da GM, ambos em Itajaí.
Acompanharam a reunião nesta quarta-feira, 12, em Florianópolis, os secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli e o de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, além do presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), André Adriano Dick.

Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.