Foi assinado nesta terça-feira, 6, o protocolo de intenções entre Governo do Estado e empresa Berneck (associada da ACR), para instalação de uma unidade em Lages. Com investimentos de R$ 800 milhões, a nova fábrica será voltada para a fabricação de painéis, em MDF e HDF, de serrados de Pinus, além da instalação uma unidade de cogeração de energia elétrica.
Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, entre os incentivos concedidos pelo Governo estadual, estão o Pró-Emprego e o acesso ao Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec). “A Berneck já tem uma unidade em Curitibanos e, agora, aposta em Lages para continuar seu projeto de expansão. Estão previstos até mil empregos diretos, sendo que 550 postos de trabalho serão gerados em um primeiro momento”, salientou.
O presidente da empresa, Gilson Berneck, disse que a parceria com Santa Catarina começou em 2010, quando a empresa, com sede no Paraná, instalou a primeira planta no município de Curitibanos, vizinho de Lages. “Já ampliamos e hoje geramos 900 empregos lá. Além disso, fortalecemos a nossa contribuição social em outras ações realizadas no município”.
Para o projeto de Lages, Berneck aposta na estrutura da cidade, na boa posição geográfica, potencial de matéria-prima e profissionais qualificados. Além disso, o acordo prevê que a empresa seja parceira na Política de Governo pró-atividade florestal.
Com sede em Araucária, no Paraná, a Berneck foi fundada em 1952. Seus produtos são provenientes de florestas plantadas e destinam-se à indústria de móveis, construção civil, automotiva, eletrônica e embalagens. A empresa possui, também, um parque industrial em Brasnorte, no Mato Grosso.

Com informações da jornalista Michelle Nunes, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *