Estamos na época da Sirex noctilio, conhecida como Vespa da Madeira. Esta praga atinge exclusivamente as plantações de pinus. A Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) está intensificando ações de combate com reuniões técnicas, campanhas informativas e alertas em rádios de municípios catarinenses.

A participação do produtor florestal, no entanto, é fundamental para o sucesso da estratégia. A Vespa da Madeira ataca principalmente plantios de pinus sem manejo, causando o apodrecimento da árvore. Copa amarelada e respingos de resina no tronco são indícios de infestação. Identificadas essas características a CIDASC ou Epagri mais próxima deve ser comunicada.

Na área de publicações do site da ACR está um vídeo produzido pela Embrapa Florestas que explica detalhadamente como acontece a infestação e o que deve ser feito para evitar e combater a Vespa da Madeira. Para acessá-lo vá até Publicações, em seguida em Vídeos e desça até o filme Vespa da Madeira, ou então utilize o link: https://acr.org.br/video.php?id=8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *