As ações da ACR com relação à prevenção e combate à Vespa-da-Madeira foram destaque no programa de rádio Panorama Agrícola, produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri.

Na edição de 26 de maio, o engenheiro florestal e diretor executivo da ACR, Mauro Murara Junior, deu entrevista falando sobre como identificar e combater a Vespa-da-Madeira, praga que ataca exclusivamente plantios de pinus. De acordo com o diretor executivo da ACR a vespa atinge principalmente áreas sem manejo. “Copa amarelada e respingos de resina no tronco são indícios de infestação”, explica o engenheiro florestal.

O controle é feito de forma biológica com a utilização do Nematec, composto em gel com nematóides que fazem o parasitismo nas larvas da vespa e as tornam inférteis. Na Região Sul o Nematec é disponibilizado para empresas e produtores independentes através das associações de base florestal. O Nematec foi desenvolvido pela Embrapa Florestas e é repassado aos produtores de pinus de Santa Catarina pela Associação Catarinense de Empresas Florestais.

Para ouvir o programa acesse o link: https://soundcloud.com/user-435614690/26-de-maio-controle-da-vespada-madeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.