A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou os 13 vencedores da 17ª edição do Prêmio Fritz Müller. Ao todo, 56 organizações inscreveram cases para participar do prêmio que é destinado aos que se destacam nos cuidados com o meio ambiente. Duas associadas da ACR estão entre os ganhadores: Florestal Gateados (Reflorestamento Sustentável) e Celulose Irani (Produtos Ecológicos).

“A qualidade dos projetos foi muito boa e o trabalho da comissão focou nos diferenciais das ações realizadas. Ficamos muito felizes com o resultado, principalmente porque envolve desde grandes empresas até pequenas instituições”, informou o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick.

Reflorestamento Sustentável
A Florestal Gateados venceu na categoria Reflorestamento Sustentável. A empresa produz mensalmente uma média de 30 mil toneladas de toras, que tem origem nas florestas plantadas com recursos próprios.
Entre as ações ambientais da Florestal Gateados está a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Emilio Einsfeld Filho, uma área protegida com mais de 6.300 hectares nos municípios de Campo Belo do Sul e Capão Alto. A RPPN contribui significativamente para a proteção da biodiversidade, conservação de remanescentes da Mata Atlântica e proteção da bacia hidrográfica do Rio Pelotas. De acordo com o Relatório Resumido de RPPN por Estado, publicado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Reserva Einsfeld Filho é a maior do sul do Brasil.

Produtos Ecológicos
Para o desenvolvimento de produtos, a Irani mantém uma área estruturada em todas as unidades fabris. No negócio Papel, a área é direcionada para o desenvolvimento de insumos, matérias-primas e novas linhas de papéis Kraft e reciclado. Possui estrutura de técnicos e engenheiros focados na análise constante de produtos em máquina observando as principais características do processo produtivo, qualidade do produto final e relação custo benefício.

Sobre Fritz Müller
O Prêmio leva o nome do ambientalista e padre alemão, Johann Friedrich Theodor Müller (1822 – 1897), que viveu por 45 anos em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos ligados ao meio ambiente. Fritz Müller foi pioneiro no apoio à Teoria da Evolução, de Charles Darwin.
A entrega dos troféus será no dia 8 de dezembro, na sede da Fiesc, em Florianópolis.

Categoria – Vencedor
Gestão Ambiental – BMW Group Plant Araquari
Reciclagem – Termotécnica Ltda
Conservação de Insumos de Produção – Água – Cerâmica Urussanga S.A
Conservação de Insumos de Produção – Energia – Usina Cidade Azul e Fotovoltaica Ufsc
Educação Ambiental – Escola Municipal do Meio Ambiente
Recuperação de Áreas Degradadas – Associação Jorge Lacerda
Agricultura Sustentável – Epagri – Santo Amaro do Imperatriz
Instituto de Pesquisa – Consórcio Machadinho
Controle de Poluição Atmosférica – Grupo RIC Santa Catarina
Resíduos Sólidos – CIA Canoinhas de Papel
Gestão Socioambiental – Portonave – Terminais Portuários de Navegantes
Reflorestamento Sustentável – Floresteal Gateados Ltda
Produtos Ecológicos – Celulose Irani SA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *