Um levantamento que começou em novembro de 2018 e foi concluído em fevereiro de 2020 mapeou a silvicultura catarinense de forma inédita. O estudo, contratado pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-CAV), identificou através de sensoriamento remoto as áreas com florestas plantadas em Santa Catarina. A conclusão do estudo foi que a área total com florestas plantadas no estado é de 828,9 mil hectares. Desta totalidade 553,6 mil hectares (67%) são área com Pinus; e 275,3 mil hectares (cerca de 33%) estão ocupados com Eucalyptus.

O trabalho envolveu dois professores doutores (Marcos Benedito Schimalski e Veraldo Liesenberg), quatro mestrandos e oito bolsistas de iniciação científica. O grupo desenvolveu métodos científicos que corroboraram para estudo possibilitando avalição relativa à sanidade vegetal e idade dos plantios. O professor Marcos Schimalski, coordenador do trabalho, resume o processo: “Foram processadas 55 imagens do satélite Sentinel 2 empregando técnicas de segmentação de imagens e classificação de objetos com o algoritmo Random Forest. Os resultados foram validados estatisticamente e a acurácia dos trabalhos de mapeamento variou de 90 a 95%”, conta Schimalski.

O estudo foi traduzido graficamente e dividido por regiões de Santa Catarina. A cor marrom foi utilizada para identificar os plantios de Eucalyptus e a cor verde para Pinus. “Adicionalmente, os resultados obtidos foram comparados com aqueles derivados com imagens de outro satélite o (Planet – GSD 3m) as quais o estudo teve acesso. Isso mostrou que estatisticamente os produtos gerados pelas imagens dos dois sensores são iguais. Os polígonos finais foram verificados manualmente garantindo excelente aspectos quantitativos e qualitativos do mapeamento”, detalha o professor Schimalski.

Parte do resultado do estudo está no Anuário Estatístico de Base Florestal para o Estado de Santa Catarina – 2019. Além da versão física, o anuário possui uma versão digital, que está disponível gratuitamente para download no site da ACR: www.acr.org.br.

Defesa de Mestrado

Nesta sexta-feira (26) o estudo foi objeto de defesa de mestrado e recebeu aprovação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A banca de avaliação da dissertação foi composta por professores convidados do Brasil e da Universidade Leicester (Reino Unido). O acadêmico Jeanderlon Veiga, orientado pelo professor Veraldo Liesenberg, apresentou: “Viabilidade de dados Sentinel-2 no mapeamento de povoamentos de Pinus sp. e Eucalyptus sp em Santa Catarina”. A dissertação abordou as metodologias, resultados e validações científicas para o mapeamento das florestas plantadas de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *