Os empresários Genésio Ayres Marchetti (Grupo Manoel Marchetti, de Ibirama), Alcantaro Corrêa (in memoriam), Edio José Del Castanhel (Engenharia Castanhel, de Criciúma), José Fernando Xavier Faraco (Dígitro Tecnologia, de Florianópolis) e Osvaldo Moreira Douat (Douat Têxtil, de Joinville) foram agraciados com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina. Instituída pela FIESC, a comenda é o mais alto reconhecimento da indústria do Estado. O industrial Mário Lanznaster, da Aurora Alimentos, de Chapecó, receberá a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Criada em 2000, a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina reconhece, por ano, até cinco personalidades ou organizações que tenham contribuído para o desenvolvimento da indústria catarinense.

Os industriais receberam a outorga durante solenidade (22/05), em Florianópolis, no encerramento da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, evento que integra agenda de comemoração dos 65 anos de fundação da FIESC.

Sobre Genésio Ayres Marchetti

Neto de imigrantes italianos, nascido em 30 de março de 1938 em Rodeio/SC, é casado com Maira Dopke Marchetti, pai de 05 filhos e avô de 08 netos. Filho de Manoel Marchetti e de Alma Marchetti, é Bacharel em Ciências Econômicas e Políticas pela UFPR. Após sua formação deu início as suas atividades profissionais na empresa da família a Manoel Marchetti Ind. e Com. Ltda., fundada no ano de 1956 por seu pai Manoel Marchetti no município de Ibirama, cuja atividade abrange todo o ciclo produtivo da madeira. Em 1974 assumiu a direção de todas as empresas do Grupo Manoel Marchetti.

Em 1999 a empresa recebeu o Prêmio CNI/FIESC na etapa regional e estadual e em 2004 na etapa regional. Em 2006 recebeu da Assembléia Legislativa do Estado de SC a Medalha de Mérito Carl Hoepcke. Foi Conselheiro da CIESC/FIESC, e sócio fundador da ARFRI – Associação dos Recuperadores Florestais bacia do Rio Itajai. É atualmente Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Ibirama. Apaixonado por futebol e esporte, em sua juventude jogou em equipes de SC, PR e RS.

Engajado nas atividades sociais e políticas do município de Ibirama e da região, em 2000 foi eleito Prefeito e em sua gestão em 2004 recebeu o Prêmio Fritz Muller, em 2005 também como prefeito, recebeu o Prêmio Expressão. Em 2011 e 2012 exerceu o Cargo de Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional em Ibirama, desenvolvendo ações conjuntas com os municípios que integram aquela Secretaria Regional. Atualmente é 2º suplente de Senador pelo Estado de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.