Na última terça-feira (26) o Grupo de Trabalho de Saúde e Segurança do Trabalho da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) teve a segunda reunião, desde que foi criado este ano. A pauta do encontro foram os desdobramentos da Norma Reguladora Número 31 na silvicultura. Especialmente o item que trata de banho ainda em campo, de colaboradores que têm contato direto ou indireto com agroquímicos.

A reunião contou com três apresentações. A engenheira florestal e mestre em Ciência Florestal, Rafaela Freitas Pavani abriu a programação. A profissional atua na Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) na parte de agendas de Políticas Florestais e Bioeconomia. Rafaela abordou o conteúdo da NR-31 e comentou sobre as adaptações que as empresas de silvicultura terão que sofrer para atender à legislação.

Em seguida houve a apresentação com consultor florestal, Marcelo Aparecido Andre. O engenheiro florestal que representa a Futuragro/Lavoro em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, detalhou os conteúdos dos rótulos dos principais agroquímicos utilizados na silvicultura para o combate de pragas, doenças e plantas daninhas. Marcelo também comentou sobre a mecanização de algumas etapas, como a aplicação de agroquímicos com skidder e drone.

Para finalizar, a reunião teve a participação de Rafael Rech Creplive, consultor da META QSMS. Rafael é especialista em gestão ambiental, técnico em gestão ambiental e em segurança do trabalho, além de professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Ele apresentou a evolução da NR-31 desde 2013, comentou os motivos das principais exigências e mostrou alguns modelos de banheiro compacto, que seriam uma solução para a questão de banho ainda em campo.

O GT de SST da ACR é um grupo fechado e exclusivo para profissionais das áreas de saúde e segurança do trabalho das empresas associadas. As reuniões são realizadas em formato online e os temas são previamente definidos, conforme a necessidade das empresas.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.