A terceira edição do Anuário Estatístico de Base Florestal para o estado de Santa Catarina, que será lançada nesta quinta-feira (16), em Lages (SC), trará uma compilação de números atualizados do setor. Faz parte do documento, um estudo contratado pela ACR e desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-CAV) que identifica as áreas plantadas no estado. De acordo com o levantamento, a área com florestas plantadas em Santa Catarina é atualmente de 828,9 mil hectares. Desta totalidade, 67% (553,6 mil hectares) é ocupada com pinus e cerca de 33% (275,3 mil hectares) com eucalipto.

Os números apresentados no anuário também dão conta de que existem aproximadamente 5,6 mil empresas relacionadas ao setor florestal madeireiro em atividade dentro do estado de Santa Catarina, o que representa mais de 90 mil postos de trabalho.
No Brasil, o Valor Bruto da Produção da Silvicultura (VBPS) atingiu R$ 14,4 bilhões em 2018. A silvicultura de Santa Catarina respondeu pelo VBPS de R$ 1,38 bilhão e ocupou a 3ª colocação no ranking de contribuição para o VBPS nacional, atrás apenas do Paraná e Minas Gerais.
A cerimônia de lançamento do anuário acontecerá junto com a posse da nova diretoria (2019-2022) da associação, no Serrano Tênis Clube. Eleito por aclamação, o engenheiro florestal Alex Wellington dos Santos irá substituir Ali Abdul Ayoub na presidência da ACR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.