De acordo com a Epagri, os meses de novembro, dezembro e janeiro devem ter chuva abaixo da média em Santa Catarina, distribuídas de forma irregular no tempo e no espaço. A previsão climática indica a ocorrência de dias consecutivos sem chuva. Em novembro a chuva pode ser ainda mais escassa. O cenário é reflexo da atuação do fenômeno La Niña.

Estação Meteorológica em Canoinhas
A região de Canoinhas conta agora com o monitoramento climático da velocidade e direção do vento, temperatura e umidade relativa do ar, pressão barométrica, molhamento foliar e precipitação pluviométrica. Uma estação meteorológica automática com telemetria operacionalmente mantida por energia solar foi instalada por técnicos da Epagri/Ciram nas dependências do IFSC de Canoinhas.
A unidade é fruto de um trabalho cooperativo entre essas duas instituições e a Embrapa. As variáveis climáticas são aferidas em intervalos horários e os dados transmitidos por celular para o banco de dados em Florianópolis, que depois de processadas são disponibilizadas na página da Epagri/Ciram na plataforma Agroconnect, de acesso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *