Por Bruno Afonso Magro

A Klabin SC promoveu nos dias 29 e 30 de novembro, no auditório da ACR em Lages, a reunião anual do grupo de pesquisa PPPIB. O time é composto por diversas empresas produtoras ou relacionadas ao cultivo de Pinus dos estados de Santa Catarina e Paraná, vinculadas ao IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais.

O trabalho é desenvolvido desde 2007, direcionado para pesquisas cooperativas, que buscam dar maiores subsídios às empresas do ramo florestal. Estão entre as principais ações: informações referentes ao entendimento de mecanismos fisiológicos, efeito de diferentes regimes hídricos, regimes nutricionais, sistemas de manejo e qualidade operacional para as espécies Pinus taeda e Pinus caribae.

O PPPIB também investiga as questões relativas às interações destas florestas com o meio-ambiente, no tocante à sustentabilidade da produção e sua associação com o uso, e eficiência do uso dos recursos naturais, notadamente água e nutrientes para povoamentos das duas espécies. O evento contou com a presença de 40 pessoas de 10 empresas, além de representantes da Embrapa Florestas, UFSM, UDESC, ESALQ e UFSC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.