O ano que encerra hoje foi intenso para o setor florestal catarinense. A seguir, lembramos alguns momentos que foram importantes para o fortalecimento da nossa atividade.

REPRESENTATIVIDADE
Em janeiro, o diretor executivo da ACR, Mauro Murara Jr, e o consultor Ulisses de Andrade, participaram de um encontro que reuniu as principais entidades agropecuárias de Santa Catarina. A reunião aconteceu no dia 28, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e discutiu as principais demandas do setor.

TECNOLOGIA CONTRA INCÊNCIOS
No dia 22 de fevereiro, cerca de 40 profissionais participaram da reunião técnica promovida pela ACR, na sede da entidade, em Lages (SC). O encontro teve a apresentação de sistemas de simulação de propagação de queimadas para a gestão de florestas em Santa Catarina.

COMBATE A FORMIGA
Rio Negrinho recebeu no dia 26 de março o curso de Combate à Formiga Cortadeira, promovido pela ACR. O treinamento também teve o apoio da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne) e das empresas Renova e Mobasa, associadas à ACR. O engenheiro agrônomo, doutor em Ciências Biológicas e pesquisador da Epagri, Wilson Reis Filho, ministrou o conteúdo.

ANUÁRIO ESTATÍSTICO – TERCEIRA EDIÇÃO
Cerca de 250 pessoas acompanharam a cerimônia de lançamento da terceira edição do Anuário Estatístico de Base Florestal para o estado de Santa Catarina e posse da nova diretoria da Associação Catarinense de Empresas Florestais. A solenidade aconteceu em 16 de maio, no Serrano Tênis Clube, em Lages (SC). O novo presidente da ACR, Alex Wellington dos Santos, aproveitou a oportunidade para lembrar dos homens visionários, que fundaram a associação, em 1975 e prometeu dar continuidade no trabalho feito ao longo de quase 45 anos.

INTERLOCUÇÃO COM EXECUTIVO E LEGISLATIVO
A diretoria da ACR teve uma agenda cheia na capital Florianópolis durante o mês de junho. O presidente, Alex Wellington dos Santos e o diretor executivo, Mauro Murara Jr. tiveram compromissos na Assembleia Legislativa e no Instituto do Meio Ambiente (IMA). Eles também participaram do lançamento da Frente Parlamentar e do Fórum Parlamentar de apoio aos setores madeireiro, moveleiro, celulose e silvicultura.

PREVENÇÃO FITOSSANITÁRIA
No começo do segundo semestre a ACR disponibilizou aos produtores de pinus doses de nematoides, para combate à Vespa-da-Madeira. Com o objetivo de evitar a proliferação da praga, a associação intensifica ações de combate nesta época do ano. Reuniões técnicas e campanhas informativas fazem parte da estratégia.

REUNIÃO TÉCNICA CONJUNTA SC E PR
A já tradicional reunião conjunta, realizada pelas associações de empresas florestais do Paraná (Apre) e Santa Catarina (ACR), aconteceu em 15 de agosto. Mais de 70 profissionais participaram do encontro na sede recreativa da Mobasa, associada da ACR, em Rio Negrinho (SC).

LIGNUM LATIN AMERICA
A ACR participou, junto com as outras duas associações de base florestal da região sul: Apre (Paraná) e Ageflor (Rio Grande do Sul), da Lignum Latin America. A feira da cadeia produtiva da madeira aconteceu entre 11 e 13 de setembro, no Expo Barigui, em Curitiba (PR). As três associações do sul compõem a Associação Sul Brasileira de Empresas Florestais (ASBR). Pelo estande da ASBR passaram amigos e parceiros, além de diversos profissionais do Brasil e do exterior interessados em saber mais sobre a produção de madeira na região.

DIA DE CAMPO
Um dia de campo especial foi promovido pela associada Vermeer em 09 de outubro. A empresa apresentou na região de Lages, um novo equipamento para produção de biomassa florestal. A ACR apoiou institucionalmente o evento.

UTILIZAÇÃO DE HERBICIDAS
Em 10 de outubro a ACR recebeu na sede em Lages perto de 30 profissionais para um curso de atualização em utilização de herbicidas. Foram 10 apresentações, na parte da manhã e tarde, que falaram sobre produtos, serviços e novas técnicas disponíveis no mercado. A ação da ACR tem por objetivo melhorar a produtividade das florestas de Santa Catarina de maneira sustentável, cumprindo todas as legislações vigentes.

FLORESTAS ENERGÉTICAS
No dia 06 de novembro o diretor executivo Mauro Murara Jr. representou a ACR em um workshop promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília. A série de eventos, denominada “Fontes Energéticas no Âmbito do Planejamento de Longo Prazo”, teve um encontro exclusivo sobre uso de biomassa florestal na geração de energia elétrica. A intensão do setor é que haja um leilão específico para geração de energia em termoelétricas utilizando biomassa florestal.

ANUÁRIO ESTATÍSTICO FLORESTAL ONLINE
Em dezembro, a ACR disponibilizou a versão digital da terceira edição do Anuário Estatístico de Base Florestal para o Estado de Santa Catarina. A publicação traz um levantamento detalhando da produção silvicultural de Santa Catarina e do Brasil e os desdobramentos econômicos, sociais e ambientais da produção de madeira de pinus e eucalipto. Basta acessar a biblioteca virtual do site da associação e clicar sobre a obra para baixar o arquivo completo em formato PDF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.