Uma turma de aproximadamente 30 profissionais concluiu, na ultima sexta-feira (03), em Caçador (SC), um treinamento de prevenção e combate a incêndios florestais. O curso, promovido pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), teve apoio da associada Sincol e foi ministrado por uma equipe dos Bombeiros Militares de Santa Catarina.
A parte teórica havia sido realizada no fim de julho, e agora houve o encerramento com aplicação de atividades práticas. Durante dois dias em campo os bombeiros militares: cabo Felipe Santiago Correa, cabo Duan Pedroso da Silva e soldado Julio Leão Nogueira, demonstraram procedimentos que envolveram construção de aceiros, utilização de retardante, técnicas de combate de fogo contra fogo, utilização de abafadores e outras ferramentas, corte de árvores e ações que podem ser decisivas no controle de grandes incêndios. Padrões de segurança também foram repassados para preservar ao máximo a integridade física dos combatentes.
O técnico em segurança da área florestal da Sincol, Anderson Rodrigues, explicou que mensalmente a empresa realiza ações de prevenção e conscientização com proprietários de áreas rurais e moradores de locais próximos aos plantios. “Orientamos que não façam queimadas e muito menos joguem bitucas de cigarro ou palheiro em qualquer lugar.” Sobre o treinamento, ele observa que é de grande importância para vivenciar uma situação real. “Trabalho na área há oito anos e é fundamental estarmos em constante reciclagem”, conclui ele.

Veja mais fotos em: https://acr.org.br/imagens.php?id=51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *