Guiada pela sua estratégia de sustentabilidade, a associada WestRock, líder mundial em papel e embalagens de papelão ondulado, com negócios no estado de Santa Catarina que incluem a unidade em Três Barras, no Planalto Norte, repensou a sua atuação junto à comunidade de ensino, com o objetivo de acolher e apoiar os educadores diante do cenário repleto de incertezas e dificuldades consequente à pandemia. A iniciativa, que tem parceria da assessoria educacional Ensinart e da Federação das Indústrias (FIESC), oferece suporte aos professores da rede pública de ensino na adaptação à educação remota e híbrida, dos municípios da região. No total, são mais de 600 educadores inscritos (entre professores, assessores, orientadores e secretários de educação).

Composto por cinco etapas, o programa iniciou com o conhecimento e avaliação das necessidades das secretarias de educação em treze municípios: Três Barras (SC), Canoinhas (SC), Mafra (SC), Bela Vista do Toldo (SC), Major Vieira (SC), Itaiópolis (SC), Irineópolis (SC), Calmon (SC), Timbó Grande (SC), Antonio Olinto (PR), São Mateus do Sul (PR), Paulo Frontin (PR) e São João do Triunfo (PR).

A partir das demandas reveladas na etapa inicial, iniciou-se a elaboração de projetos customizados por município. Segue-se a prestação de assessoria aos secretários e a capacitação de professores para o ensino remoto.

A quarta etapa compreende a orientação para a retomada das aulas e para a elaboração do ensino híbrido.

Na última etapa o programa orientará como avaliar os alunos e instruirá a comunidade escolar para o planejamento do ano letivo de 2021, já impactado pela pandemia.

Além da formação em educação remota a todas as cidades participantes, seis municípios também terão acesso à assessoria personalizada/customizada da Ensinart.

“A WestRock investe em programas de educação e apoio às redes públicas de ensino há mais de 25 anos: são milhares de crianças impactadas, anualmente. Quando o assunto é educação, WestRock e FIESC estão em total e crescente sinergia. É uma honra para nós, contar com a marca da Federação no Projeto Juntos Pela Educação. “Vencer Juntos” é a essência de nossa empresa e temos certeza de que FIESC e WestRock, juntas, serão capazes de ir além, incentivando para que outras iniciativas, como essa, surjam. É por nós. É por todos. É pela sociedade”, diz Cynthia Wolgien, diretora de comunicação Corporativa e Sustentabilidade WestRock.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, reforça que a educação é um dos temas centrais de atuação das entidades que integram a Federação. “Certamente teremos uma sociedade diferente da que tínhamos antes da pandemia. Então, também na educação, precisamos redirecionar as nossas ações. O ensino híbrido ainda é um desafio para a educação pública, por isso, é fundamental apoiar iniciativas que possam impulsionar essa realidade nas escolas das redes municipais e estadual”, destaca Aguiar.

Com informações da FIESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *