No ano em que comemora meio século de atividades, a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) está com diversas ações que reforçam o papel e a importância do setor de árvores cultivadas em Santa Catarina.
No próximo dia 22, durante evento em Lages, será empossada a nova diretoria da ACR para a gestão 2025 – 2028. Na ocasião também será lançada a quinta edição do Estudo Estatístico de Base Florestal para o Estado de Santa Catarina.
O documento traz informações atualizadas do setor, como por exemplo a área total com silvicultura no estado, que é de 1.050.361 hectares, o quarto do Brasil com maior área plantada. Santa Catarina é o primeiro na cultura do pinus, com 719.199 hectares. Para eucalipto são 326.134 hectares. Também foram identificados 4.783 hectares com plantios de araucária.
A indústria florestal de Santa Catarina tem uma produção sustentada de 37,5 milhões de metros cúbicos de madeira ao ano. Esta é a projeção de todo o volume de biomassa florestal gerada nas florestas cultivadas do estado.
Outro ponto que chama a atenção sobre o setor florestal catarinense diz respeito à economia e a geração de emprego e renda. São 11.400 empresas de diferentes segmentos da indústria florestal em todas as regiões de Santa Catarina. O número de postos de trabalho é estimado em 103.300 vagas, o que corresponde a 15% do total nacional. Toda esta atividade econômica, arrecadou R$ 411,5 milhões em impostos no ano passado.
“Nosso Anuário Estatístico é uma ferramenta de trabalho importante, tanto para empresas que já atuam no setor em Santa Catarina, quanto para outras que pretendem investir no estado. O documento também dá suporte para que o poder público possa desenvolver estratégias e programas considerando todo este universo”, explica o presidente da ACR, Jose Mario Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *