A ACR está participando nesta semana de uma missão empresarial ao Paraguai, promovida pelo Programa de Internacionalização da Fundação Empreender, com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). O primeiro compromisso do grupo, composto por 14 empresários de Santa Catarina, foi uma visita técnica à Itaipu Binacional.
Dois diretores da Fundação Empreender coordenam as atividades: Jonathan Roger Linzmeyer, coordenador de Relações Internacionais, e o ex-presidente Jonny Zulauf, vice-coordenador de Relações Internacionais.
Nesta terça-feira, o grupo fez visitas técnicas a empresas no Paraguai, participou de apresentações, palestras e rodadas de negócios. As visitas continuam na quarta e quinta-feira, com o objetivo de fornecer subsídios aos empresários brasileiros sobre a legislação e a realidade local.
“A experiência está sendo muito produtiva. O Paraguai vem apresentando ótimos números de desenvolvimento econômico nos últimos anos e é importante entendermos como a iniciativa privada vem atuando. Percebemos que entre diversos benefícios, a legislação trabalhista é estável, há uma menor carga tributária e o preço da energia é menor”, comentou o diretor-executivo da ACR, Mauro Murara Jr.
De acordo com autoridades do Paraguai, existe interesse que empresas catarinenses invistam no país. Os vizinhos oferecem tributos mais leves, além de tarifas de energia até 70% mais barata que no Brasil.