Cerca de 40 pessoas participaram nesta quinta-feira (24) de mais um treinamento da ACR sobre formigas-cortadeiras. O curso aconteceu na sede da associada Agroflorestal Paequerê, em Capão Alto.

O gerente-técnico da ACR, Bruno Ferreira, abriu a programação e agradeceu a empresa anfitriã pelo espaço e toda a estrutura disponibilizada para o treinamento. Em seguida, representando a Agroflorestal Paequerê, a engenheira florestal Roberta Oliveira, fez uma apresentação institucional da empresa.

O conteúdo do curso foi ministrado pelo pesquisador da Epagri, Dr. Wilson Reis Filho. O engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Entomologia Florestal, tem mais de 25 anos de experiência em pesquisas com formigas-cortadeiras.
Durante a parte da manhã aconteceu a parte teórica, com: reconhecimento de formigas cortadeiras; biologia e ecologia das formigas cortadeiras; caracterização do ataque de formigas em Pinus e Eucaliptos; monitoramento do ataque de formigas; danos; controle; e EPIs.

Durante a tarde, a parte prática abordou: reconhecimento de formigas cortadeiras; dosagem e instalação de isca; e reconhecimento de formigueiro controlado.

O próximo curso da ACR será sobre construção e conservação de estradas florestais e já tem data marcada. Ocorrerá nos dias 06 e 07 de novembro, em Caçador/SC e contará com o apoio da associada Sincol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *