A associada Klabin recebeu ontem (22), em Florianópolis, o prêmio Fritz Müller na categoria Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre, com o projeto CINAT – Centro de Interpretação da Natureza na RPPN Complexo Serra da Farofa.
A premiação do governo de Santa Catarina, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), teve cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores da 24ª edição do prêmio, que tem como finalidade reconhecer empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no estado. A edição deste ano teve recorde de inscrições com a participação de 125 projetos ambientais, sendo selecionados 12 cases vencedores e 2 menções honrosas.
Os projetos premiados envolvem novas ideias e tecnologias para conservação de recursos hídricos, preservação da vida silvestre, educação e gestão ambiental, recuperação de áreas degradadas, entre outras soluções que buscam reduzir os impactos negativos da atividade produtiva em relação ao meio ambiente.
“A premiação, além de ser um incentivo para que outros empreendimentos executem processos mais sustentáveis, nos mostra que é possível, sim, unir de forma efetiva o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente com o objetivo de garantir maior equilíbrio das atividades e, consequentemente, salvaguardar os recursos naturais”, disse a presidente do IMA, Sheila Meirelles ao agradecer o apoio do governador do estado, Jorginho Mello ao IMA e em prol da área ambiental.
A premiação contou com o patrocínio das empresas: ABecker Loteamentos; Adami S/A; BTA Aditivos; Enebras Energia; Imobiliária Casa Nova e Primo Tedesco S.A.
O prêmio contempla 12 categorias: Agricultura Sustentável; Conservação de Insumos de Produção (Água); Conservação de Insumos de Produção (Energia); Conservação de Recursos Naturais e Vida Silvestre; Controle da Poluição; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Projetos Socioambientais; Reciclagem; Recuperação de Áreas Degradadas; Resíduos Sólidos; e Turismo Ecológico e Sustentável.
O evento também reverenciou o advogado Marcelo Buzaglo Dantas com o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza por seus quase 30 anos de trabalho dedicado à causa ambiental. Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre e Doutor em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Marcelo foi presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB/SC por dois mandatos e presidente da Comissão de Direito Ambiental do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC).

Confira a lista dos vencedores desta edição por categoria:

Categoria: Agricultura Sustentável
Organização: Grupo Escola Municipal Reinaldo Kruger
Projeto: Bioponia – Cultivando Vida, Fomentando Ideias Sustentáveis

Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Água)
Organização: BRF
Projeto: Automação da Dosagem de Água no Processo de Resfriamento de Carcaças em um Frigorífico de Aves

Categoria: Conservação de Insumos de produção (Energia)
Organização: Grupo ND
Projeto: O Primeiro Conglomerado de Comunicação do Brasil Autossustentável em Energia Elétrica

Categoria: Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre
Organização: Klabin
Projeto: CINAT – Centro de Interpretação da Natureza na RPPN Complexo Serra da Farofa

Categoria: Controle de Poluição
Organização: Aurora Coop
Projeto: Modernização das Estações de Tratamento de Efluentes Líquidos: Novo Sistema Controla Poluição e Traz Maior Eficiência e Controle Operacional

Categoria: Educação Ambiental
Organização: Instituto Federal Catarinense
Projeto: Programa de Extensão ReCicLa

Categoria: Gestão Ambiental
Organização: Portonave
Projeto: Gestão ESG

Categoria: Projetos Socioambientais
Organização: SCPAR Porto de Imbituba
Projeto: Projeto Costa Butiá

Categoria: Reciclagem
Organização: Thyssenkrupp Estaleiro
Projeto: Otimização de Tecnologias de Reciclagem de Resíduos – O Caminho do Aterro Zero

Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Organização: Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI
Projeto: Projeto Mananciais – Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Itapocu para Produção de Água

Categoria: Resíduos Sólidos
Organização: Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais e Comerciais – CETRIC
Projeto: Ecoparque Bioenergético – Transformamos Resíduos em Oportunidades Valiosas

Categoria: Turismo Ecológico e Sustentável
Organização: Parque Unipraias
Projeto: Barco Escola – Expedição do Igarapé

Menções Honrosas
Categoria: Educação Ambiental
Organização: NSCTV
Projeto: Seriado de TV “Fique Bem” – Episódio “Você está comendo plástico, sem saber”

Categoria: Educação Ambiental
Organização: Parque Unipraias
Projeto: Programa de Educação Ambiental Parque Escola – Diversão Educa

Sobre a RPPN Complexo Serra da Farofa
O Complexo Serra da Farofa é a maior RPPN da Klabin e a terceira maior RPPN da região sul do Brasil, segundo o Painel de Indicadores da Confederação Nacional de RPPN. Possui quase cinco mil hectares de área remanescente da Mata Atlântica, onde podem ser encontradas florestas com araucárias, campos de altitude e mata nebular. Além disso, a reserva abriga as nascentes dos rios Caveiras e Canoas, além de já terem sido registrados mais de 570 espécies de flora e 360 de fauna. Desde o ano 2008, foram desenvolvidos no local 39 projetos de pesquisa, sendo 13 mestrados, 10 doutorados, 6 graduações e 10 monitoramentos contínuos. Em 2019, na Fazendas das Nascentes foi inaugurado o Centro de Interpretação da Natureza – CINAT, um centro de apoio com uma edificação sustentável para pesquisadores e alunos. Corroborando com a importância ecológica das áreas da RPPN, em outubro de 2021, a Fazenda das Nascentes, obteve as Certificações FSC® para Conservação de Biodiversidade (ES1), Sequestro e Armazenamento de Carbono (ES2) e Serviços em Bacias Hidrográficas (ES3).

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e da Klabin
Foto: Roberto Zacarias/SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *