Nos dias 02 e 03 de abril acontecerá em Biturura/PR, na sede da Remasa Reflorestadora, um curso sobre monitoramento e controle da Vespa-da-Madeira, praga que ataca exclusivamente plantios de pinus.
O curso está sendo organizado pelo Fundo Nacional de Controle de Pragas Florestais – FUNCEMA, e pela Embrapa Florestas e tem apoio das três associações de base florestal da Região Sul (Ageflor, ACR e Apre), além da empresa Remansa. A programação, dividida em dois dias, contará com parte teórica e prática.
Sobre a Vespa-da-Madeira
A Sirex noctilio (nome científico da vespa) é uma praga exótica que chegou ao Brasil acidentalmente, durante a década de 1980. Ela ataca exclusivamente plantios de pinus, depositando ovos nos troncos que, ao se transformarem em larvas constroem galerias afetando o desenvolvimento das árvores. Estas galerias também comprometem a qualidade da madeira.
A Vespa-da-Madeira ataca principalmente árvores estressadas em plantios sem manejo e causa o apodrecimento do tronco da árvore. Copa amarelada e respingos de resina são indícios de infestação.
O controle biológico da Vespa-da-Madeira é feito com nematóides (Deladenus siricidicola), desenvolvido pela Embrapa Florestas. A solução em gel, denominada Nematec, é inoculada nas árvores infestadas e, também, em árvores armadilha.
Para inscrições, acesse o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3H8zi9XYZ98OsswJnXj3mD2PiMpZJXoERJYH6zD7PtRgKpw/viewform