Para marcar a Semana do Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae), organizaram um ciclo de palestras para os servidores com o objetivo de debater temas que envolvem o desenvolvimento florestal no estado; licenciamento ambiental florestal; restauração de áreas degradas; mudanças climáticas e outras pautas relacionadas à agenda ambiental da atualidade.

O evento aconteceu nos dias 04 e 05, no auditório da sede dos órgãos ambientais, em Florianópolis. A abertura foi conduzida pelo coordenador de Procuradoria Jurídica do IMA, Claudio Soares da Silveira, que representou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

“Está é uma oportunidade importante de envolver, não somente a equipe técnica, mas também, professores e pesquisadores com o objetivo de aprimorar o conhecimento através da troca de informações entre a academia, os institutos de pesquisa e os servidores, que atuam diariamente na elaboração e execução de políticas públicas para a área ambiental no estado de Santa Catarina”, disse Claudio.

O diretor-executivo da ACR e engenheiro florestal, Mauro Murara Jr, foi um dos palestrantes e apresentou informações do setor de florestas plantadas no estado. Em Santa Catarina, o setor de florestas plantadas ocupa uma área próxima de um milhão de hectares ao mesmo tempo em que preserva 680 mil hectares de florestas nativas. O setor é responsável pela conservação de pouco mais de 30% de toda a cobertura nativa do estado. O estoque de carbono total, de florestas plantadas mais áreas preservadas, é estimado em 220 milhões de toneladas de CO2, o principal gás do efeito estufa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *