A BERNECK oficializou a desapropriação amigável de uma área demarcada como Unidade de Conservação em favor do Município de Corupá, Norte de Santa Catarina. A área de 1.156 hectares contempla a rota das cachoeiras formada por 14 saltos em meio a um cenário natural a ser explorado pelo Município e a iniciativa privada, gerando renda e atraindo visitantes para um novo polo turístico. A assinatura do documento que permite a posse da área aconteceu em junho, na sede da empresa, em Araucária, no Paraná, e contou com a presença do presidente do Conselho da BERNECK, Gilson Berneck e do prefeito em exercício de Corupá, Cláudio Finta.

A área é considerada uma Reserva Natural de Patrimônio Particular – RPPN, e faz parte de uma fazenda adquirida para cultivo de Pinus utilizado nas três fábricas de painel reconstituído e madeira serrada da empresa. Desde 2008 a BERNECK está presente em Santa Catarina com florestas plantadas, áreas de preservação permanente e as fábricas de Curitibanos e Lages onde produz painéis reconstituídos de MDP, MDF, HDF além de madeira serrada de Pinus que são comercializados em todo o país e para mais de 60 países. A empresa tem ainda unidades fabris em Araucária, Paraná, e em Brasnorte no Mato Grosso.

Corupá nas raízes da história

Contar a trajetória dessa grande empresa, fundada em 1952 por Bernardo Von Mueller Berneck, é passar por um capítulo que inclui a cidade de Corupá, coincidentemente. Antes de se estabelecer definitivamente no Brasil vindos da Alemanha, Bernardo e família desembarcaram na Argentina. As dificuldades de adaptação nos pampas argentinos trouxeram a família para a Região Sul do Brasil, tendo a cidade de Corupá, à época conhecida como Hansa-Humbolt, por reunir uma grande colônia germânica, como o novo início dos Berneck no novo mundo.

“É com muita honra e alegria que fazemos este repasse à cidade que acolheu minha família quando chegou ao Brasil. Hoje, a BERNECK está contribuindo para o desenvolvimento da região não apenas com o cultivo e a preservação das terras mas, também, com a doação de um espaço que vai proporcionar um polo turístico importante para Corupá”, lembra Gilson Berneck, presidente do Conselho da BERNECK.

Uma das maiores cachoeiras do Estado

Localizada na Colônia Rio Novo Alto, dentro da Reserva Emílio Fiorentino Battistella, o circuito conta com 14 cachoeiras dentre elas aquela que é tida uma das maiores da região norte do Estado, o Salto Grande. Com 125 metros de altura, a queda d´água proveniente do rio Novo desperta a curiosidade de aventureiros e amantes da natureza. A rota tem ainda outro atrativo, o Seminário Sagrado Coração de Jesus, inaugurado em 1932 e que abriga ainda um dos museus mais antigos do Estado, repleto de animais do bioma brasileiro preservados pela técnica de taxidermia. Com a doação da área e o interesse tanto pela construção quanto pela natureza, a prefeitura de Corupá passa agora a buscar empresas especialistas em exploração de sítios de interesse público e preservação nacional.

Sobre a BERNECK

Com mais de 70 anos de história, a BERNECK® é uma empresa familiar 100% brasileira especializada em painéis MDP, MDF e HDF, além de madeira serrada de Pinus e Teca. Tem plantas industriais com altíssima capacidade de produção e tecnologia de ponta no Paraná e Santa Catarina.

Todos os produtos fabricados pela empresa são provenientes de florestas plantadas e são destinados à indústria de móveis, arquitetura e design de interiores, construção civil, eletrônica e embalagens, entre outras. Desde a sua fundação, em 1952, a empresa oferece soluções inteligentes para a produção e uso sustentáveis da madeira.

Texto: Assessoria de imprensa da Berneck

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *