Na última sexta-feira (17), aconteceu a tradicional reunião técnica conjunta entre a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre). O encontro, que reuniu mais de 60 profissionais de empresas associadas, foi realizado na sede da Associação Empresarial de Mafra, em Santa Catarina, e teve apoio da Madem Florestamento, associada à Apre.

A pauta contou com a apresentação institucional do Grupo Madem, que produz bobinas e pellets com madeira de pinus. O gestor florestal da Madem S/A, Daniel Chies participou da apresentação. Ele também é presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) e mencionou a importância da união do setor. “Atualmente o Rio Grande do Sul passa por um momento difícil. Mas acreditamos que em breve nossos associados também possam participar, discutir e compartilhar informação, em conjunto com as outras duas associações da Região Sul”.

O presidente da ACR, Jose Mario Ferreira, participou do encontro e reforçou o discurso do representante da Madem e da Ageflor. “Nossas reuniões são extremamente importantes para o fortalecimento do setor. É onde discutimos os desafios em comum e buscamos soluções viáveis”, disse.

Entre os assuntos, foi tratado sobre Técnicas Alternativas de Restauração Florestal, com o Prof. Sebastião Venâncio Martins, da Sociedade de Investigações Florestais (SIF); e Sanidade Vegetal, com a apresentação da pesquisadora da Embrapa Florestas, Susete do Rocio Chiarello Penteado.

A reunião técnica conjunta contou com a presença de um grupo argentino do Instituto Forestal Provincial Misiones (Infopro). O presidente do Infopro, Hugo Escalada, lembrou que, assim como no Brasil, o setor de base florestal ainda é pouco valorizado pela sociedade em geral na Argentina. “Precisamos trabalhar para que o setor seja mais apoiado nas esferas políticas e melhor reconhecido pela sociedade”, afirmou ele.

Finalizando as apresentações técnicas do dia os diretores-executivos Mauro Murara Jr (ACR), Ailson Loper (Apre), apresentaram ações desenvolvidas pelo Fundo Nacional de Controle de Pragas Florestais (Fucema), deram atualizações sobre legislações que impactam o setor e anunciaram um novo movimento de acompanhamento legislativo por parte da Associação Sulbrasileira de Empresas Florestais (ASBR). A intenção é intensificar as incursões da ASBR à Brasília, para acompanhar de perto os pleitos e trâmites que envolvem o setor de florestas plantadas.

O encontro foi encerrado com uma visita às instalações da Madem S/A, em Rio Negro/PR. Os participantes puderam conferir in loco a produção de bobinas e pellets de madeira, desde o pátio de toras até a expedição. O Grupo Madem é líder mundial na fabricação de bobinas de madeira para indústrias de cabos elétricos. Possui 1.200 funcionários, 17 empresas, está em cinco estados brasileiros e em seis países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *