A associada Guararapes, fabricante de painéis de MDF, está investindo na implantação de uma nova linha de produção no complexo localizado em Caçador, região central de Santa Catarina. A cidade já conta com uma planta industrial da empresa, que com o novo aporte, ampliará a capacidade instalada em mais 90%, chegando a 1,140 milhão m³ / ano de capacidade nominal em painéis de MDF.

De acordo com informações divulgadas pela empresa, as obras estão previstas para começar no final do primeiro semestre deste ano, e a unidade deverá iniciar suas operações no último trimestre de 2022. “Quando iniciar a operação, a terceira linha de produção vai gerar mais de 220 empregos diretos e cerca de 800 indiretos, totalizando a criação de mais de mil postos de trabalho. Além disto, mais de 700 pessoas trabalharão no canteiro de obras, dentro dos mais rigorosos protocolos de higiene e segurança, ampliando o efeito de geração de emprego e renda na região,” diz o comunicado.

Com esta expansão, a Guararapes se consolida entre os maiores produtores de painéis de madeira da América Latina. “A ampliação irá aportar ao País uma das mais modernas plantas do mundo, altamente produtiva, sustentável e com equipamentos de última geração como um scanner para verificar a qualidade superficial dos painéis e um inovador sistema em que a umidade natural da madeira é reaproveitada, através de um evaporador, para geração de vapor, em circuito fechado, sem emissão de efluentes”, comenta Ricardo Pedroso, CEO da Guararapes. Para a implantação da nova linha, foi contratada a empresa alemã Siempelkamp, além de outros fornecedores europeus como Vyncke, Wemhöner, Valmet e Schrader, referências mundiais na fabricação de equipamentos ligados a instalações fabris de vanguarda e alta competitividade.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.