Hoje comemorarmos o Dia Nacional da Indústria. Dentro da cadeia produtiva da madeira, Santa Catarina se destaca por ter uma indústria altamente diversificada, diferente de outros estados que despontam em segmentos específicos.
De acordo com o Anuário Estatístico de Base Florestal para o Estado de Santa Catarina, publicado em 2019, o segmento moveleiro, que tem uma tradição histórica em Santa Catarina, se destaca pelo o número de empresas, contabilizando 2.568 em 2018. Este segmento é seguido pelo de serrarias com desdobramento de toras, com 1.028 estabelecimentos. Na sequência, observam-se fábricas de esquadrias de madeira e de peças para instalações industriais/comerciais com cerca de 500 empresas. As demais empresas somam 1.486 estabelecimentos e representam 27% do total presente no estado.
Importante destacar que dentro destes 27% estão grandes fabricantes de papel, embalagens de papel, celulose, biomassa e madeira energética, que apesar de serem em menor número, são responsáveis por uma parcela significativa nos postos de emprego, arrecadação de tributos e elevação do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina.

Veja em nosso vídeo os principais produtos e alguns números da indústria da madeira em Santa Catarina: http://www.acr.org.br/video.php?id=20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.