Desde o final de novembro de 2019, com mandato até 2024, o Professor Dr.nat.techn. Mauro Valdir Schumacher, Coordenador do Laboratório de Ecologia Florestal do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi nomeado coordenador da divisão Ecology and Silviculture of plantation forests in the tropics da IUFRO. É a primeira vez na história que um professor brasileiro é designado para o cargo.

A IUFRO (International Union of Forest Research Organizations) é a rede global de cooperação científica em florestas. Ela congrega mais de 15 mil cientistas, em aproximadamente 700 organizações-membro, em mais de 110 países que cooperam voluntariamente com a IUFRO.
A IUFRO congrega, em nível mundial, todos os indivíduos e organizações dedicadas à pesquisa de produtos florestais, florestas e disciplinas relacionadas. É uma organização sem fins lucrativos, não governamental e não discriminatória, com uma longa tradição que remonta a 1892.

A IUFRO alcança seus objetivos através de atividades de networking, incluindo a geração, intercâmbio e disseminação de conhecimento científico, provisão de acesso a informações relevantes e assistência a cientistas e instituições para fortalecer suas capacidades de pesquisa. É uma rede excepcional, porque é a única organização internacional dedicada à pesquisa florestal e, contribui para a promoção do uso da ciência na formulação de políticas relacionadas à floresta.

Como coordenador de divisão da IUFRO, o professor Schumacher pretende realizar uma série de atividades científicas, com a finalidade de mostrar a importância ecológica e silvicultural das plantações, principalmente eucaliptos e pinus, nas regiões tropicais e subtropicais, que dentro da UFSM são temas amplamente pesquisados pelo professor, há mais de 20 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.