Na semana passada, o Conselho do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (Consema) teve a primeira reunião do ano. No encontro online foram apresentados os trabalhos das Câmaras Técnicas do Consema. A Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), coordena, desde julho do ano passado, a Câmara Técnica de Atividades Agroflorestais – CETAFLO, através do diretor executivo da associação e engenheiro florestal, Mauro Murara Junior.

Entre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela CETAFLO está a revisão de resoluções, normas técnicas e jurídicas de órgãos ambientais. “As diretrizes passadas pelo Consema para a CETAFLO são relacionadas especialmente à revisão da lista de espécies em risco de extinção, e também, das espécies exóticas invasoras, com potencial para dispersão. Tanto para fauna quanto para flora”, explica Murara Junior. Sendo assim, a CETAFLO criou dois grupos de trabalho para atualizar a lista de espécies exóticas invasoras; um para fauna e outro para flora.

“Estes grupos de trabalho têm uma equipe de profissionais ligados a instituições de pesquisa, representantes de universidades e outros profissionais com longa experiência no setor. Por isso, esperamos um trabalho sério, de qualidade e com embasamento científico”, conclui o diretor executivo da ACR e coordenador da Câmara Técnica de Atividades Agroflorestais do Consema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *