A Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) realizou um encontro em parceria com a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) no dia 11 de setembro. A reunião aconteceu no Hotel Planalto, em Canoinhas (SC) e contou com a participação de cerca de 60 profissionais, entre técnicos, pesquisadores, jornalistas e dirigentes.

A empresa Compensados Fuck S/A, anfitriã do evento, apresentou seu planejamento para colheita florestal. Foram realizadas palestras, como por exemplo sobre o modelo de prognose em crescimento do Eucalyptus dunnii para o Planalto Norte Catarinense, pelo Eng. Agrônomo Epitagoras R. O. Costa. O pesquisador sênior da Embrapa Florestas, Jarbas Shimizu, falou sobre as técnicas disponíveis no mercado para melhoramento genético em pinus. Os estados de Santa Catarina e Paraná estão se organizando no intuito de montar uma cooperativa de melhoramento genético para o Pinus spp. As entidades representantes de cada estado (ACR e APRE) abriram convite para as empresas associadas que tenham interesse em participar.

Ainda durante a programação do dia o Instituto Florestal do Paraná mostrou sobre o inventario de florestas plantadas no estado vizinho. Falou-se das dificuldades e técnicas utilizadas em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *