Para discutir tendências e novas possibilidades do agronegócio em Santa Catarina, aconteceu nos dias 19 e 20 de julho, em Chapecó, o I Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa. O objetivo fui contribuir para a construção de uma proposta que alie segurança alimentar com a Agricultura de Baixo Carbono, além de atuar em aspectos para a inserção de agricultores nesse mercado, promovendo a troca de conhecimentos, a criação de uma rede em torno do tema e o fortalecimento de parcerias.

O formato do evento, que repassou aos participantes conhecimento e informações técnicas, contou com palestras e apresentações de casos de sucesso e um dia de campo na fazenda Banhado Verde, propriedade da família Aléssio, localizada no município de Faxinal dos Guedes.

O diretor-executivo da ACR, Mauro Murara Jr. representou a associação no evento e comentou sobre os temas abordados. “Algumas discussões foram sobre os impactos para o agricultor quanto às novas regulações para a geração de carbono na agricultura e de que forma produtos com alta emissão de carbono e utilização de agroquímicos devem ser adequados. Já há um grande movimento de trabalho que busca novas soluções para diminuir ou substituir insumos derivados de petróleo, por exemplo”, comentou ele.

Durante o Encontro, representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural também apresentaram as possibilidades de linhas de crédito para o setor. O I Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa reuniu cerca de 700 participantes e teve como organizadores as seguintes instituições: Epagri, Prefeitura de Chapecó, Fazenda Banhado Verde, Secretaria de Estado da Agricultura, AEAGRO e AEAGRI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *