Entre os dias 25 a 27 de outubro, aconteceu em Canela/RS, o Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura. Durante os três dias, profissionais de diversas regiões do Brasil debateram e compartilharam experiências e metodologias, principalmente focadas a obter maior produtividade nas florestas cultivadas.
O diretor-executivo da ACR e engenheiro florestal, Mauro Murara Jr. participou, junto com Juliano Vieira de Araújo, presidente da Abimci; Luiz Augusto Alves, presidente da Ageflor; e Leonardo De Zorzi, presidente do Sindimadeira-RS; do painel “Momento e Tendências do Mercado Florestal e Industrial”.
Segundo Murara Jr, o encontro foi muito produtivo, principalmente por apresentar as mesmas demandas e ao mesmo tempo as diferenças de cada região do país. “Tivemos uma rodada de discussões sobre o mercado, as tendências e as situações vivenciadas pelo setor de base florestal nos diferentes estados do Brasil. Fizemos uma reflexão a respeito da importância de as instituições acompanharem a construção da legislação e os movimentos dentro dos conselhos estaduais do meio ambiente. Por último, apresentamos o histórico de todo um trabalho feito pela ACR sobre a não obrigatoriedade dos licenciamentos ambientais em empreendimentos florestais.”, explicou o diretor-executivo da ACR.