A araucária, árvore símbolo da Região Sul, sempre dá uma boa pauta para discussões. De beleza ímpar, madeira nobre e fornecedora do pinhão, semente de sabor incomparável, as araucárias dominavam a paisagem em áreas mais altas, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Hoje, apesar de um número bem menor, ainda fazem parte de cenários rurais nos três estados. São motivo de orgulho para todo sulista que aprecia as especiosidades da natureza.
O engenheiro florestal e diretor da associada Florestal Gateados, Mário Dobner Jr. conta que a empresa obteve autorização do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) para fazer o desbaste mecanizado em plantios de araucária do início da década de 1980. “Isso só foi possível porque se trata de araucárias plantadas (em linha). Faz parte do Plano de Manejo da empresa, que possui a estratégia do cultivo e a produção de madeira de araucária”, explica o engenheiro florestal. “Também estamos trabalhando na seleção de araucárias de maior crescimento, formação de pomares clonais para produção de pinhão melhorado e produção de madeira. A ideia é, em um prazo de aproximadamente cinco anos, retomar plantios anuais de araucárias com este material melhorado geneticamente”, conclui Dobner.

A árvore também será tema de uma edição do Globo Rural do próximo domingo, dia 08, em comemoração aos 43 anos do programa.
Veja a chamada: https://fb.watch/hSnZt_uxNz/?mibextid=j8LeHn

Foto: reprodução Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *