Santa Catarina possui dentro do território 1,03 milhão de hectares com florestas plantadas para fins comerciais. Deste total, 713 mil hectares são com o gênero Pinus e 316 mil hectares com o gênero Eucalyptus. Cerca de 9,4 mil empresas são ligadas ao setor florestal, que correspondem à 104 mil postos de trabalho no estado. Além da importância econômica e social, estima-se que uma área de aproximadamente 680 mil hectares é preservada e conservada pelo setor de base florestal catarinense.

Na tarde desta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com o intuito de fomentar o desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental e fortalecer o segmento da silvicultura, instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Silvicultura. Presidida pelo deputado Zé Milton, a iniciativa visa aprofundar o debate sobre questões relacionadas ao setor e atuar como um canal eficaz de comunicação entre o governo estadual e representantes do segmento.

O proponente da iniciativa, deputado Zé Milton, destacou a relevância estratégica da silvicultura, salientando que ela não apenas gera empregos, renda e receitas fiscais, mas também desempenha um papel crucial na conservação do meio ambiente. “Além de todos os benefícios para a economia catarinense, as florestas plantadas contribuem para reduzir a pressão sobre as florestas nativas, protegem o solo e a água, sendo cruciais na redução das emissões de carbono. Redução essa comprovada através da reserva catarinense que abriga mais de 220 milhões de toneladas de CO₂.”, argumentou Zé Milton.

Compondo a mesa na cerimônia, o presidente da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Jose Mario Ferreira, defendeu que a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Silvicultura representa um importante marco no apoio ao desenvolvimento sustentável do estado. “Quero agradecer o deputado Zé Milton pela agilidade em criar e implantar essa Frente, que será crucial para a formulação de políticas públicas. Teremos com vocês um espaço de diálogo e colaboração, no qual representantes do setor e a sociedade civil poderão trabalhar juntos para encontrar soluções que beneficiem a todos, conciliando crescimento econômico com a proteção do meio ambiente”, disse ele.

Também estavam presentes no encontro: o deputado estadual Antídio Luneli, o gerente de Desenvolvimento Sustentável e Florestal da Epagri, Luiz Toresan; o representante da Secretaria de Agricultura, Tiago Miotto; o gerente de Sanidade Vegetal da Secretaria de Agricultura, Mário Veríssimo; e representantes de empresas florestais que atuam em Santa Catarina.

Com a colaboração de Fernando Silveira
Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *