A Câmara Técnica de Atividades Agroflorestais (Cetaflo) do Conselho Estadual do Meio Ambiente, teve a primeira reunião de 2023. A coordenação da Cetaflo está sob responsabilidade da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), desde julho de 2021.

No encontro foram apresentados alguns dos resultados obtidos pelos seis subgrupos de pesquisa que trabalham na revisão da lista de espécies da fauna e da flora catarinense, com alta capacidade de dispersão. “Já temos trabalhos bem adiantados em quatro subgrupos e dois ainda estão fechando seus resultados”, comenta Mauro Murara Jr, diretor-executivo da ACR e coordenador da Câmara Técnica.

“Aprovamos o cronograma de trabalho para o ano. A meta é termos uma nova resolução estadual atualizada até o fim de 2023, após a realização de consulta pública. A primeira lista foi feita há 12 anos e já está defasada”, explica ele.     Um ponto importante deste trabalho é que não foi necessário contratar uma empresa específica ou um instituto, como foi da primeira vez, onerando os cofres públicos. Todo o trabalho está sendo feito por voluntários altamente qualificados e com o envolvimento de instituições de pesquisas e ensino. Há a participação direta de 67 pesquisadores, todos com doutorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *