A Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), segue na prevenção e combate às pragas florestais e ameaças fitossanitárias em Santa Catarina. Um exemplo é o Programa Estadual de Monitoramento da Vespa-da-madeira, executado pela Cidasc e ACR, e que combate o inseto Sirex noctilio (vespa da madeira), praga que ataca exclusivamente plantações de pinus.

Na última semana o gerente técnico da associação, Bruno Ferreira, esteve na sede da Cidasc em Lages, a convite do gestor regional Diego Medeiros Gindri, para acompanhar o sistema de verificação dos índices de parasitismo em vespas que passaram por processo de inoculação do NEMATEC. Os equipamentos foram repassados pela associada Klabin. 

Zelando pela sanidade das florestas catarinenses, a partir de maio, o programa disponibilizará para pequenos produtores de pinus, uma nova remessa com 100 doses de NEMATEC. O produto foi desenvolvido pela Embrapa Florestas, em parceria com as associações de base florestal dos três estados do sul (SC, PR e RS) e contém o nematóide responsável pelo controle biológico da vespa.

Em 2022, a Cidasc investiu na reforma do porão do prédio que abriga o Departamento Regional de Lages. A obra recebeu apoio de emenda parlamentar destina pelo deputado estadual Valdir Cobalchini. O local agora pode ser utilizado para o depósito dos tambores que servem para armazenamento de toretes de pinus. Estes pedaços do tronco de árvores que foram atacados pela vespa receberam a inoculação dos nematóides. Neste ambiente controlado, os insetos completam o seu ciclo biológico até a emergência dos adultos, quando é avaliada a eficácia do controle. O Programa Estadual de Monitoramento da Vespa-da-madeira tem ações previstas para os próximos quatro anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *