Com a conclusão do projeto, com investimento de mais de R$1 bilhão na unidade de Três Barras, em Santa Catarina, a WestRock aumenta a capacidade de produção de papeis de alta performance em mais de 40%.

Em mais uma etapa do plano estratégico de ampliar o seu negócio integrado de embalagens de fibra natural no Brasil, a WestRock, líder global em soluções únicas e sustentáveis, encerra o projeto de expansão da Fábrica de Papel de Três Barras (SC) e passa a ter a maior fábrica de papel kraft da América Latina. O investimento de cerca de U$ 345 milhões visa um aumento de mais de 40% da capacidade de produção que passará a fabricar mais de 1.900 toneladas da linha de papéis de alta performance HyPerform® por dia.

A produção irá abastecer todo o negócio integrado de embalagens de fibra natural da WestRock, nas quatro unidades de papelão ondulado em Blumenau (SC), Porto Feliz e Araçatuba (SP) e Pacajus (CE), estrategicamente localizadas para atender as demandas de seus clientes em todo o País. Com o investimento, a empresa também mira no mercado de papel kraft de alta performance para exportação, sobretudo para a América Latina.

“A Expansão da nossa fábrica para ser a maior fábrica de Papel Kraft da América Latina, faz parte de um planejamento de longo prazo e está totalmente relacionada aos investimentos anteriores que realizamos, como o da mega planta de Embalagens de Papelão Ondulado de Porto Feliz (SP). Esses investimentos visam, no final do dia, nada mais do que atender ao nosso propósito: impulsionar os negócios de nossos clientes com soluções únicas e sustentáveis. Não tenho receio em afirmar que estabeleceremos novos parâmetros em relação à eficiência e à produtividade, aliados sempre a entrega de produtos diferenciados, com a mais alta qualidade disponível no mercado” explica Jairo Lorenzatto, presidente da WestRock no Brasil.

Os investimentos na fábrica de Papel WestRock de Três Barras são focados em inovação de processos e equipamentos, e foram direcionados, principalmente, para ampliação e otimização dos recursos industriais antes existentes, incluindo a instalação de novo pátio de madeira, ampliação das linhas de celulose, novas caldeiras de força de recuperação e ampliação e modernização das máquinas de papel, além da instalação de equipamentos de suporte a produção.

Vinicius Soares, vice-presidente de Vendas, Marketing e Inovação dos Negócios de Papel e Papelão Ondulado da WestRock Brasil, pontua que a expansão vai garantir a disponibilidade das linhas diferenciadas de papéis oferecidas pela WestRock, cada vez mais demandada pelos clientes e parceiros. “Crescer com nossos clientes, entregando as melhores e mais sustentáveis soluções em embalagens está no centro de nosso propósito. Os investimentos na Expansão da Fábrica de Papel de Três Barras, resultam em maior capacidade, otimização, e em uma cadeia de suprimentos ainda mais confiável”.

Maior fábrica de kraftliner da América Latina é ainda mais sustentável

Os papéis kraft HyPerform® são produzidos a partir de fibras naturais, tanto as virgens de eucalipto e pinus, vindas das altamente produtivas e duplamente certificadas operações Florestais em Santa Catarina e Paraná, quanto as fibras pós consumo, vindas da Economia Circular. Tudo de forma cíclica e Responsável. Os papéis possuem qualidade superior: a melhor resistência por gramatura, a melhor uniformidade em perfis de gramatura, espessura e umidade. Juntas, essas características conferem ganhos de desempenho significativos no processo de produção nas linhas de embalamento dos clientes.

E, para entregar um produto de qualidade e que promova o menor impacto ao meio ambiente, a expansão utilizou em sua concepção, os princípios de circularidade e dos 5Rs® de Sustentabilidade WestRock (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Regenerar) para ser ainda mais sustentável. A autogeração de energia, por exemplo, saltou de 55% para 85%, fator crítico, especialmente em meio à crise energética que o País enfrenta. Para isso, os combustíveis de origem renovável, como a biomassa, proveniente das operações de florestas plantadas, e o licor preto, um resíduo da fabricação da celulose, são utilizados para a geração de energia. Os benefícios também se traduzem na redução das emissões de gases de efeito estufa.

“Nossos clientes sabem que a WestRock é comprometida com a otimização das suas operações por meio da redução dos seus riscos e de seus custos operacionais, e na entrega de uma proposta de valor essencialmente sustentável. Utilizando como principal matéria prima o HyPerform®, nossas embalagens são também mais leves, e com resistência superior, demandando menos recursos naturais.” destaca Lorenzatto. Características fundamentais para atender indústrias e mercados que buscam atingir metas de melhoria de sustentabilidade quanto ao uso de recursos e substituição de embalagens que não sejam biodegradáveis.

Com informações da assessoria de imprensa da WestRock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *