Concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Prêmio Fritz Müller é o principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina. O nome do Prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza. No ano passado foi comemorado o bicentenário de seu nascimento.

O Prêmio Fritz Müller é destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável. Podem participar empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado.

As inscrições para a 24ª edição do Prêmio Fritz Müller ocorrem de 31 de março a 20 de junho de 2023. Gratuita e online, a inscrição pode ser feita no endereço http://premios.ima.sc.gov.br. É necessário preencher o formulário e anexar os documentos solicitados. Para inscrever o case é necessário anexar o documento em extensão PDF com no máximo 20 páginas. O projeto deve conter uma breve descrição da empresa e os resultados do trabalho ambiental inscrito. Deve conter fotos e, quando possível, documentos comprobatórios. Não serão aceitos projetos encaminhados via correio ou por e-mail. Serão considerados apenas os inscritos via site acima mencionado.

Os documentos devem ser enviados até às 23h59m do dia 20 de junho de 2023.

CATEGORIAS

Os projetos inscritos precisam ser classificados em uma das categorias abaixo. O júri poderá realocar o projeto inscrito para outra categoria se julgar necessário.

• Agricultura Sustentável – iniciativas que promovam a produção agrícola ou de criação animal de forma sustentável.

• Conservação de Insumos de Produção (Água) – enquadram-se projetos que tenham como fundamento a redução do consumo e reaproveitamento da água

• Conservação de Insumos de Produção (Energia) – iniciativas que envolvam a redução do consumo, reaproveitamento e geração sustentável de energia.

• Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre – projetos de preservação da fauna e da flora, além de Unidades de Conservação.

• Controle da Poluição – iniciativas direcionadas a prevenção e mitigação da contaminação da água, do solo e do ar por efluentes da produção.

• Educação Ambiental – iniciativas educacionais que contribuam para a formação de cidadãos preocupados com o meio ambiente e conscientes da importância da preservação ambiental.

• Gestão Ambiental – ações que comprovem que a gestão estratégica da organização é comprometida com a sustentabilidade. Deverá ficar evidenciado o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da organização. Serão consideradas as ações no seu conjunto e o compromisso com os objetivos de uma economia circular, ODS e critérios ESG.

• Projetos Socioambientais – ações que comprovem que a gestão estratégica da organização utiliza a sustentabilidade como tema para a execução de projetos socioambientais em consonância com o “S” dos critérios ESG.

• Reciclagem – ações que objetivam e incentivam o reaproveitamento de materiais usados em novos produtos reutilizáveis.

• Recuperação de Áreas Degradadas – ações que comprovadamente tenham sido efetivas para a recuperação de áreas degradadas.

• Resíduos Sólidos – iniciativas em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dentro dos princípios da logística reversa. • Turismo Ecológico e Sustentável – enquadram-se projetos que promovem o turismo ecológico sustentável e a qualidade de vida das comunidades locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *