O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) estão unindo esforços na prevenção e combate a incêndios florestais. A recente crise hídrica, com longos períodos sem chuva, tem agravado o risco de incidentes. Fatores como vento e umidade do ar também podem contribuir para possíveis queimadas.

Com uma área de quase 830 mil hectares com florestas plantadas, Santa Catarina se destaca na produção de madeira de árvores cultivadas para fins industriais, especialmente dos gêneros pinus e eucalipto. “Temos empresas muito bem estruturadas e preparadas para prevenir e combater incêndios florestais. Nosso estado, junto com a região sul do Paraná, conta atualmente com mais de 40 torres de monitoramento, distribuídas pelos maciços florestais. Cada torre cobre um raio de até 20 quilômetros”, explica o diretor executivo da ACR e engenheiro florestal, Mauro Murara Jr. “Paralelamente a isso, temos uma parceria muito ativa com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina para treinamentos e reciclagem das brigadas de incêndio das empresas associadas, que compartilham informações entre si”, conclui ele.

Lançamento online da campanha

Nesta quarta-feira (15), às 10 horas, acontece o lançamento da campanha de prevenção e combate a incêndios florestais, mais uma parceria entre ACR e CBMSC.  A live de lançamento terá a apresentação da ACR, do CBMSC e a exibição do vídeo de prevenção e combate a incêndios florestais. A transmissão acontece ao vivo, pelo canal da ACR no YouTube.

O tenete-coronel Jefferson de Souza aproveita a ocasião e faz um alerta: “Pedimos que ao perceber um potencial risco de incêndio, a pessoa faça uma chamada para o 193, passando informações precisas do que está ocorrendo e onde está ocorrendo. Outra questão diz respeito a fogueiras e queimadas. Não devem ser feitas, independente do motivo. Basta um pequeno foco para dar início a uma grande tragédia”, alerta o Comandante do 15º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Serviço
O que? Lançamento da campanha ACR e CBMSC
Quando? Quarta-feira (15), às 10 horas
Onde: Canal da ACR no YouTube
Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_U_9fL1ye6QPFAqDMvkdAQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *