A Federação das Indústrias (FIESC) entregou na noite desta quinta-feira, dia 20, o Prêmio FIESC de Jornalismo 2022. Foram reconhecidos nove trabalhos – sendo três em cada categoria (Áudio, Texto e Vídeo). A premiação em dinheiro totalizou R$ 102 mil. A solenidade foi realizada na sede da FIESC, em Florianópolis, e contou com a presença de profissionais de imprensa e de lideranças industriais. A reportagem Madeira “made in” Santa Catarina, de Paulo Rolemberg, Felipe Alves, Léo Munhoz e Gil Jesus da Silva, publicada pelo Jornal Notícias do Dia (Florianópolis) ficou em 2° lugar na categoria Texto.
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, salientou o relevante trabalho dos veículos de comunicação, defendeu a liberdade de expressão e criticou a censura. “É somente com uma imprensa de qualidade e responsável – como a que temos aqui em Santa Catarina, que podemos superar a desinformação”, disse.
Aguiar ressaltou ainda: “a FIESC reitera seu compromisso com a democracia e a liberdade de manifestação política. Pessoas físicas e jurídicas têm o legítimo direito de avaliar as propostas dos candidatos e defender aquelas que consideram mais adequadas ao desenvolvimento do país”.
No seu pronunciamento, a presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Déborah Almada, disse que é motivo de muito orgulho para a ACI ser parceira dessa iniciativa que há tantos anos reconhece a excelência do trabalho da imprensa de Santa Catarina. “O jornalista merece aplauso e reconhecimento. O trabalho do jornalista é remédio contra o engano e um guia para quem caminha pelo terreno, muitas vezes, acidentado e perigoso de grupos de mensagens e redes sociais. A tarefa de buscar a verdade representa enorme responsabilidade, exige formação técnica, conhecimento histórico, humanismo, ética e, principalmente, um forte compromisso com a sociedade”, declarou.
A comissão julgadora foi composta por Adriana Baldissarelli, Alessandra Ogeda, Andrea Leonora, Andressa Fabris, Arnaldo Zimmermann, Billy Culleton, Cristina De Marco, Bia Piva, Fabiana Piccinin, Fábio Bispo, Hélio Ademar Schuch, Regina Zandomênico, Ricardo Leandro Medeiros, Rita de Cássia Lombardi e Sílvio Melatti. Os 15 integrantes da comissão (cinco em cada categoria) são profissionais e professores de jornalismo.
O Prêmio é realizado pela FIESC e pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e tem a correalização de SESI e de SENAI e o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), Associação Catarinense de Rádio e TV (Acaert), Associação dos Diários do Interior (ADI-SC), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI-SC), do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de SC (Sindejor) e do Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão (SERT-SC).

Conheça os vencedores

Áudio
1° lugar – Marcos Andrei Meller – Tamanho não é documento: a força da pequena indústria de SC – Rádio Peperi (São Miguel do Oeste)
2° lugar – Marcos Andrei Meller – Responsabilidade Social: a indústria a serviço da comunidade – Rádio Peperi (São Miguel do Oeste)
3° lugar – Odinei José Gonçalves – Robotização: Otimizando o trabalho na Indústria, trazendo qualidade de vida no campo – Rádio Líder (Herval d’Oeste)

Texto
1° lugar – Bárbara Sales e Bruno da Silva – A Chave do Sucesso – Jornal O Município (Brusque)
2° lugar – Paulo Rolemberg, Felipe Alves, Léo Munhoz, Gil Jesus da Silva – Madeira “made in” Santa Catarina – Jornal Notícias do Dia (Florianópolis)
3° lugar – Sara Caprario e Marlon Aseff – Berço da Inovação – Revista Empreendedor (Florianópolis)

Vídeo
1° lugar – Pedro Machado, Jean Mazzonetto e Viviane Pasta – Os segredos das indústrias centenárias – NSC TV – (Blumenau)
2° lugar – Luan Vosnhak, Jayder Lemos, Helena Gonçalves, Caroline Machado de Oliveira e Luis Gustavo Debiasi – Série 5G: a tecnologia do futuro – os impactos na indústria – NDTV | Record TV (Florianópolis)
3° lugar – Paulo Mueller, Carolina Castro, Jayder Lemos, André Viero e Raffael Righez – Metaverso e a Indústria – NDTV | Record TV (Florianópolis)

A reportagem: Madeira Made in Santa Catarina está disponível na íntegra em nossa biblioteca virtual. Acesse: https://acr.org.br/portfolio/titulo-madeira-made-in-santa-catarina-autor-jornal-nd/

Com informações da FIESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *