JANEIRO
Passamos a disponibilizar com maior frequência conteúdos técnicos de interesse do setor, de forma totalmente digital e gratuita. A biblioteca virtual no site da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), está disponível para o público em geral, em tempo integral.

FEVEREIRO
A primeira reunião de diretoria de 2020 tratou de ações institucionais e relacionamento com os poderes executivos municipais. A transferência de tecnologia também foi assunto da reunião, com a aproximações com Embrapa Florestas, Epagri e Secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Catarina. No dia seguinte, a reunião técnica contou com a participação de 34 profissionais.

MARÇO
No dia 18 de março, seguindo as recomendações dos órgãos estaduais para prevenção contra a Covid-19 e com base na situação de emergência declarada pelo governo de Santa Catarina em decreto, a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), passou a atender apenas de forma remota.

ABRIL
Entidades do setor, através da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, encaminharam carta ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com conteúdo construído em caráter emergencial. O comunicado alertou para possível problemas que a interrupção de atividades do setor florestal, consideradas essenciais, poderiam gerar para a sociedade.

MAIO
No dia 06 de maio perdemos nosso companheiro Felipe Fuck, vice presidente da ACR. Engenheiro florestal e diretor da associada F Comp, foi um grande empreendedor e entusiasta do setor florestal em Santa Catarina.

JUNHO
Uma reunião online entre representantes da Embrapa Florestas, Sindusmobil (Sindicato da Indústria Construção Mobiliário São Bento do Sul) e ACR (Associação Catarinense de Empresas Florestais), tratou de estudo focado na produção de móveis de madeira maciça, atividades silviculturais e desenvolvimento econômico das regiões.

JULHO
A produção do Nematec, produto utilizado na prevenção e combate à Vespa-da-Madeira, foi retomada pela Embrapa Florestas, após a interrupção decorrente da pandemia de Covid-19. A Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) reiniciou a distribuição de doses.

AGOSTO
Dois encontros online com abrangência nacional marcaram o mês. O primeiro com representantes da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e associadas estaduais de base florestal. O outro fui a 48ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

SETEMBRO
Participamos de reunião online com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, conjunta com os Conselhos Consultivo e Deliberativo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). O ministro apresentou ambiciosa estratégia de modernização da infraestrutura brasileira, que está sendo conduzida sob sua liderança.

OUTUBRO
O primeiro evento online promovido pela ACR, Workshop Logística Florestal: Atualização e Inovação, reuniu 20 inscritos, do Brasil e exterior. A programação foi dividida em duas etapas (manhã e tarde) e teve cinco apresentações no total: Professor Renato Robert (UFPR), Engenheiro civil Eduardo Hamond Regua (GPO), Jober Fonseca (Timber), Lonard Scofield dos Santos (Master), Maurício José Cavilia (Manoel Marchetti) e Maycon Schneider (Klabin).

NOVEMBRO
No aniversário de 45 anos da ACR lançamos o Mapa Logístico-Florestal de Santa Catarina. A peça gráfica traz dados e informações do setor de florestas cultivadas. Entre eles estão: a projeção de áreas plantadas com pinus e eucalipto, malha rodoviária federal, malha ferroviária, portos, aeroportos, torres de monitoramento e mais.

DEZEMBRO
A ACR participou da edição 2020 do Congresso Internacional de Biomassa – CIBIO. De forma online, o diretor executivo da associação, Mauro Murara Jr. apresentou um panorama sobre florestas plantadas em Santa Catarina e utilização de madeira e resíduo florestal como fonte de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *