Em reunião da Câmara Técnica de Atividades Agroflorestais – CETAFLO, do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), nesta terça-feira (26), foram relatados alguns avanços em relação aos objetivos para 2022. Entre os principais está a atualização da lista de espécies exóticas invasoras em território catarinense. Os trabalhos da CETAFLO vêm sendo coordenados pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) desde julho do ano passado, através do diretor executivo da associação e engenheiro florestal, Mauro Murara Junior.

“Contamos com o apoio de duas excelentes profissionais: Michele de Sá Dechoum, do departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC; e Elaine Zuchiwschi, engenheira agrônoma do IMA, que nos indicaram um time de profissionais de diferentes regiões do estado para auxiliarem neste trabalho”, explica Murara. “Temos também a participação de representantes da Embrapa Florestas, Secretaria de Meio Ambiente, UFPR, Epagri. É um grupo multissetorial”, conclui ele.

Na reunião foram repassadas as metodologias e conceitos utilizados em 2012 para estabelecimento das espécies consideradas exóticas invasoras na época. Depois de 10 anos surgiu a necessidade de atualizar as listas, tanto para flora quanto para fauna. A equipe está dividida em seis subgrupos, com um coordenador para cada. A meta é concluir a revisão e publicar a lista atualizada até o final deste ano.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *