A Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) está disponibilizando, aos produtores de pinus, doses de nematoides para combate à Vespa-da-Madeira. A Sirex noctilio (nome científico da vespa) é uma praga exótica que chegou ao Brasil acidentalmente durante a década de 1980. Ela ataca exclusivamente plantios de pinus, depositando ovos nos troncos que, ao se transformarem em larvas, comprometem o desenvolvimento das árvores. Em Santa Catarina, mais de 540 mil hectares abrigam plantações deste tipo de árvore. O estado é o segundo maior produtor de pinus do Brasil, atrás apenas do Paraná.

Para evitar a proliferação da praga, a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) está intensificando as ações de combate. Fazem parte da estratégia: reuniões técnicas, campanhas informativas e alertas em rádios dos principais municípios produtores de pinus no estado.

A Vespa-da-Madeira ataca principalmente plantios sem manejo, causando o apodrecimento da árvore. Copa amarelada e respingos de resina no tronco são indícios de infestação. Ao verificar qualquer sinal que indique a presença da vespa, o produtor deve comunicar à CIDASC ou à Epagri mais próxima.

Doses de nematoides
O controle biológico da Vespa-da-Madeira é feito através de nematoides (Deladenus siricidicola). A solução em gel com nematoides que é inoculada nas árvores infestadas vem se mostrando muito eficiente. A ACR está recebendo pedidos de empresas associadas e não associadas para doses da solução. Através do Fundo Nacional de Controle da Vespa-da-Madeira (Funcema), as três associações florestais da região sul (APRE, AGEFLOR e ACR) conseguem subsidiar os nematoides com a Embrapa Florestas.

Produtores não associados devem entrar em contato com a CIDASC e solicitar uma vistoria técnica, para receberem as doses sem custos. Associados a sindicatos madeireiros também têm preços diferenciados para aquisição dos nematoides.

As empresas associadas à ACR devem fazer os pedidos diretamente na secretaria da associação, com Bruno Ferreira. As solicitações podem também ser feitas pelo email: bruno@acr.org.br, ou pelos telefones: (49) 3251-7306 e (49) 9 9156-0675.

Como proceder
Os nematoides penetram nas larvas da vespa-da-madeira, tornando-as inférteis. Quando adultas, as vespas seguem seu ciclo, carregando com elas óvulos infectados com nematoides, que serão depositados em outras árvores. As próprias vespas ajudarão na propagação dos nematoides.

Na área de publicações do site da ACR, está um vídeo produzido pela Embrapa Florestas que explica detalhadamente como acontece a infestação e o que deve ser feito para evitar e combater a Vespa-da-Madeira. Para acessá-lo, vá até “Publicações”, em seguida em “Vídeos” e desça até o filme “Vespa da Madeira” ou utilize o link: https://acr.org.br/video.php?id=8

“Profissionais que atuam no corte, desbaste, transporte e nas serrarias devem ser instruídos para detectar e relatar sinais de infestação”, lembra o diretor executivo da ACR, Mauro Murara Jr. Os principais indícios são: presença de insetos adultos, galerias larvais e pequenos orifícios no tronco das árvores de pinus. “Quanto mais cedo o problema for identificado, maior o tempo para combatê-lo e maior será o nosso êxito”, conclui Murara Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *