Foi concluído nesta quinta-feira (04), a 9ª edição do Workshop Embrapa Florestas e Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE). O evento, que teve como tema central a produtividade florestal: “como produzir mais para suprir a demanda crescente por madeira”, foi debatido por grandes nomes do setor durante dois dias de imersão.
O tradicional evento aconteceu nas dependências da Embrapa Florestas, em Colombo/PR e teve no primeiro dia (03), o painel “Setor florestal: posicionamento e geopolíticas”. O chefe-geral da Embrapa Florestas, Erich Schaitza, e o presidente da Apre, Zaid Ahmad Nasser, deram as boas-vindas e falaram sobre o perfil do setor florestal paranaense. De acordo com Schaitza, o Paraná tem uma cadeia produtiva diversificada, assim como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por conta desse perfil “multimercado”, pesquisadores da Embrapa, em parceria com a APRE, conduziram um estudo para facilitar o acesso e a análise de dados e informações do setor de forma regionalizada. O trabalho está na fase final e será lançado em breve.
Hoje, no segundo e último dia, a ACR esteve representada no Workshop pelo presidente da associação, Jose Mario Ferreira, e pelo diretor-executivo, Mauro Murara Junior. Murara foi o mediador do painel “Como produzir florestas para atender ao mercado de toras”. Participaram deste painel três técnicos da Embrapa Florestas. Ananda Virginia de Aguiar apresentou “Avanços no melhoramento florestal de Pinus no Brasil. A segunda apresentação foi “Adubação de Pinus: avanços mundiais”, feita por Sérgio Ricardo Silva. Em seguida, Vanderley Porfirio da Silva falou sobre “Diversificação da produção e aumento da rentabilidade: sistemas ILPF”. A última apresentação do painel foi “Como ampliar o valor da produção florestal”, feita por Rafael Malinovski.
Na parte da tarde, o painel “As florestas e a indústria de transformação” encerrou a programação do workshop que, depois de um longo período, reuniu presencialmente centenas de profissionais do setor florestal brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *