No dia 22 de setembro o diretor executivo Eng. Mauro Murara Jr, representou a ACR na cerimônia de comemoração dos 46 anos da Associação Gaúcha de Empresas Florestais – AGEFLOR, em Porto Alegre (RS).

Para marcar a data a associação lançou um relatório sobre A Indústria de Base Florestal no RS- 2016, com dados do ano-base 2015. Esta é a segunda edição do relatório que contém dados sobre toda a cadeia produtiva de base florestal no Rio Grande do Sul.

Florestas do Rio Grande do Sul
Abrangendo uma área de florestas plantadas de 593,15 mil ha, sendo 309 mil ha de eucalipto, 185 mil ha de pinus e 100 mil ha de acácia negra, o setor representa 2% da área total do Estado. O Rio Grande d Sul responde por 8% da área total de florestas plantadas do País (7,8 milhões de ha).

São 2.300 empresas que integram a cadeia produtiva de base florestal, sendo as maiores uma indústria de celulose, quatro de papel, três de painéis reconstituídos, três de processamento de cavacos, duas de extração de tanino e várias serrarias e indústrias de móveis distribuídas em onze pólos moveleiros e dez pólos de serrarias. 95% das empresas são do segmento móveis de madeira, localizadas nos pólos moveleiros de Bento Gonçalves e de Lagoa Vermelha.

“É um documento importantíssimo para planejarmos o consumo consciente de madeira e agregar ainda mais valor ao produto. O setor florestal tem uma identidade forte com a região sul do Brasil. Queremos parabenizar nossos parceiros gaúchos por esta bela ação”, disse Murara Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *