Os 40 anos de fundação da Associação Catarinense de Engenheiros Florestais (ACEF) de Santa Catarina foram celebrados pelo Poder Legislativo catarinense na noite desta quinta-feira (26), em sessão especial, no Plenário Osni Régis. A solenidade foi proposta pelo deputado Dóia Guglielmi (PSDB) para enaltecer o trabalho dos engenheiros florestais, em prol da sustentabilidade e do meio ambiente.
Na condição de propositor, Dóia abriu os trabalhos destacando a atuação dos profissionais como fundamental para o desenvolvimento ecológico. “Nossa homenagem vai além do reconhecimento, ela visa contribuir para a trajetória da ACEF, que ao longo dessas quatro décadas realizou grandes conquistas.”
Em nome dos homenageados, Luciano Pizzato disse que a engenharia florestal é uma profissão única, que tem por missão manejar e cuidar dos recursos naturais. Segundo ele, diferente do que algumas pessoas pensam, o engenheiro florestal não atua no desmatamento, mas no manejo consciente do meio ambiente. “Nesse 40 anos a engenharia florestal em Santa Catarina busca construir uma forma harmônica de se viver projetando um futuro sustentável para toda sociedade.”
Já o presidente da entidade, André Leandro Richter, lembrou que a ACEF foi fundada com o propósito de congregar os poucos engenheiros florestais existentes naquele momento. Porém, com o passar dos anos, a associação se desenvolveu com a formação de um grande número de engenheiros. “Atualmente Santa Catarina conta com cinco universidades que oferecem o curso para engenheiro florestal. No estado a ACEF já conta com aproximadamente 2 mil profissionais da área.” Segundo ele, a associação faz a divulgação da atividade pelo pouco conhecimento sobre a profissão. “Porém, nosso trabalho focado na área de sustentabilidade e meio ambiente tem contribuído para visibilidade do serviço prestado por esses profissionais.”

CEF e suas atribuições
Fundada em 25 de outubro de 1977, a ACEF tem sua trajetória marcada por várias conquistas. Entre suas atividades destaque para a promoção de cursos de capacitação profissional em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC). Outra iniciativa relevante realizada pela entidade é o Simpósio Florestal Catarinense, que acontece anualmente, além de reuniões técnicas com entidades como a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), entre outros.
A ACEF trabalha também com ações de incentivo a criação das associações regionais, visando fortalecer o trabalho do engenheiro florestal, defendendo os direitos dos profissionais, através de seus Conselheiros Regionais.

Com informações da Agência AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *