Dia 05 de junho (domingo) é o Dia Mundial do Meio Ambiente. No Brasil, desde a segunda feira, está sendo celebrada a Semana do Meio Ambiente. A data, criada pela ONU em 1972, estimula ações para o equilíbrio entre as pessoas e o planeta.

O novo presidente da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Ali Abdul Ayoub, considera relevante que haja uma data especial para uma conscientização geral. Ele lembra, contudo, que o Meio Ambiente precisa de manutenção permanente. “As ideias praticadas e disseminadas durante esse período devem acontecer o ano todo”.

São Catarina tem uma área de 95 mil quilômetros quadrados. O setor florestal ocupa cerca de 660 mil hectares com florestas plantadas. A legislação ambiental obriga que 20% da área do imóvel destinado ao plantio de florestal seja para reserva legal. No entanto, a média de proteção da paisagem original pelo setor florestal catarinense é de 50% da área total do imóvel. Na prática, para cada hectare plantado 1,5 é protegido pelos reflorestadores. “Estamos mudando a imagem do setor florestal. Juntas, as mais de 30 empresas que fazem parte da ACR, protegem uma área de 450 mil hectares. Isso destaca Santa Catarina quanto à proteção de florestas nativas no cenário nacional”, explica Ayoub.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *