A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural publicou a Portaria SAR 14/2023, que institui o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+SC). O documento foi assinado pelo governador Jorginho Mello e o secretário da Agricultura Valdir Colatto durante a abertura do 27º Show Tecnológico Copercampos, em Campos Novos, no dia 14.

A intenção da Secretaria da Agricultura é lançar um grande Plano para consolidar o agronegócio catarinense no cenário mundial, assumindo o compromisso voluntário de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), além da mitigação e adaptação às mudanças climáticas para a próxima década.
O Plano ABC+ tem como eixos orientadores o enfrentamento dos impactos adversos da mudança do clima, o aumento da resiliência no meio rural e a sustentabilidade do setor agropecuário. Nesse sentido, a Secretaria da Agricultura, outros órgãos do Governo do Estado e iniciativa privada irão planejar e organizar ações para a adoção de tecnologias de produção sustentáveis, respondendo aos compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário.

O Plano ABC+SC foi construído pela Secretaria de Estado da Agricultura em parceria com outros órgãos do Governo e iniciativa privada. Entre as estratégias previstas pelo Plano Estadual ABC+ para florestas plantadas está a capacitação de produtores e técnicos multiplicadores, elaboração de projetos de crédito e orientação às condicionantes ambientais.

Com informações da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
Foto: Rogério de Lima/SAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *