Na última década, as exportações brasileiras de papel cresceram à taxa de 1,1% a.a., atingindo 2,1 milhões de toneladas em 2021, o equivalente a US$ 1,9 bilhão. Alguns países da América Latina se destacaram como principais destinos destas exportações, a exemplo da Argentina (18%), Chile (7%), Peru (6%) e México (5%), além dos Estados Unidos com 10% do volume total.

Os estados com maior volume exportado de papéis, no último ano, foram São Paulo (48%) e Paraná (27%). O estado de Santa Catarina ocupou a terceira posição em 2021, com participação de 17% na exportação nacional de papel.

No período, as exportações catarinenses de papel cresceram, em termos de quantidade, a uma taxa média anual de 4,3%. Em valor, o crescimento das exportações de papel pelo estado foi próximo de 5% a.a. O valor de tais exportações atingiu, em 2021, o nível mais alto dos últimos anos, chegando a US$ 287 milhões (357 mil toneladas).

Quer saber mais sobre o setor de base florestal catarinense e os produtos que são destaque da economia catarinense? Baixe a versão digital do Anuário Estatístico de Base Florestal para o Estado de Santa Catarina 2022 (ano-base 2021). Ele está disponível na nossa biblioteca virtual: https://acr.org.br/portfolio/titulo-anuario-estatistico-de-base-florestal-para-o-estado-de-santa-catarina-autor-associacao-catarinense-de-empresas-florestais-acr/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *